O Brasil vem experimentando um modelo de desenvolvimento que ocorre à custa de importantes alterações no meio-ambiente. A industrialização e a urbanização acelerada das últimas décadas criaram impactos dos mais variados sobre a natureza, seja pela utilização de recursos naturais nos processos produtivos e na produção de energia, seja pela crescente geração e consumo de substâncias químicas e outras matérias poluidoras que, uma vez utilizadas, são descartadas no meio. As implicações desse processo sobre a saúde e a qualidade de vida das populações ainda não estão totalmente dimensionadas e têm sido cada vez mais motivo de preocupações.
Dada a natureza complexa e multidimensional das inter-relações entre o meio ambiente e a saúde, mediadas pelos padrões de produção e consumo, frutos de relações socioeconômicas e culturais experimentadas pelo atual modelo de desenvolvimento, torna-se cada vez mais necessário desenvolver e aprofundar teorias e técnicas que auxiliem o entendimento das influências do meio ambiente na saúde, forneçam subsídios para a formulação de repostas apropriadas do ponto de vista da Saúde Pública e, dessa forma, possibilitem intervenções consistentes e efetivas através de abordagens integradoras e globalizantes.
Assim, o Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e do Instituto Evandro Chagas (IEC), promoverá o1º. Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental (SIBSA), nos dias 6 a 10 de Dezembro de 2010, na cidade de Belém, Estado do Pará.
Este Simpósio buscará articular a crescente massa crítica hoje existente em nosso país na área de saúde ambiental, composta por docentes, pesquisadores, gestores, profissionais dos serviços de saúde e todos aqueles interessados no debate, reflexão e enfrentamento dos desafios teóricos e práticos desse campo do conhecimento. Será uma oportunidade singular para que as diversas disciplinas e os diferentes atores possam intercambiar teorias e práticas, estabelecer vínculos produtivos e apresentar a sociedade os resultados de seus trabalhos e de suas reflexões. (Fonte: www.iec.pa.gov.br/dusky/html/index.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário