Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

TABAGISMO e CÂNCER DE MAMA

Se o vício começa antes da 1ª gravidez,
chance de ter a doença cresce mais

O cigarro não faz mal apenas aos pulmões. Uma pesquisa recente aponta que o vício pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama, principalmente se ela começa a fumar antes da primeira gravidez.
Se o vício tem início depois da primeira gestação, mas antes da menopausa, o risco é de 4%. Esse índice sobe para 18% se a mulher começa a fumar antes de dar à luz o primeiro filho. Contudo, o perigo é ainda maior se a paciente fuma mais de um maço por dia (uma média de 25 cigarros), começou a vício antes dos 17 anos e já fuma há mais de 20 anos. O estudo, publicado no periódico Archives of Internal Medicine, foi conduzido por uma equipe da Universidade de Harvard.
Já as mulheres que começam a fumar depois da menopausa, aparentemente, têm uma diminuição nos riscos de desenvolver câncer de mama, quando comparadas àquelas que não fumam.
Considerando que tanto a menopausa quanto o fumo diminuem os níveis de estrogênio no organismo, os resultados da pesquisa reafirmam teorias antigas de que o estrogênio tem uma ligação direta com o aparecimento de câncer de mama invasivo.
“Eu não colocaria o fumo na lista de fatores de risco importantes para o câncer de mama. Mas quando se olha para o subgrupo de fumantes pesados, que começaram cedo e fumam há muito tempo, os riscos se tornam bem mais sérios”, salienta Karin Michels, coordenadora do levantamento que analisou informações de mais de 110.000 mulheres ao longo de 30 anos. Do total, 8.772 desenvolver a doença durante o período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário