Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OUÇA O SEU CORPO!

Se um determinado alimento lhe causa repugnância ou mal estar, não insista em consumi-lo, simplesmente há algo de errado entre ele e seu organismo!
Pesquisas recentes indicam que determinados alimentos em certas pessoas podem ‘roubar’, ou até mesmo tornar inativa a absorção de nutrientes Se você não se sente bem com por exemplo, manga, melancia, melão ou quaisquer outros alimentos, não tenha vergonha de dizer: não!
O alimento como prevenção e suplementação
Vitamina D - Um bom número de pessoas, principalmente os idosos, tem deficiência de vitamina D. Já os indivíduos de origem asiática e os negros não conseguem absorver suficientemente a quantidade necessária dos Raios UV para produzir a vitamina D3. Como conseqüência, há redução nas defesas naturais do organismo, provocando inúmeras doenças, tais como, osteoporose, reumatismos, doenças cardiovasculares, depressão e até mesmo o câncer. É preciso que a dieta alimentar seja provida com os alimentos que contêm a vitamina D, tais como peixes (sardinha, anchova, pescada, bacalhau e salmão), ovos e nozes.
Eliminando toxinas
A incapacidade de eliminar certas toxinas, como por exemplo, as do cigarro, poluição e agrotóxicos contribui para que pessoas, geneticamente predispostas ao câncer, possam desenvolver a doença. Uma alimentação à base de brócolis, couve, couve-flor e espinafre, ajudam na prevenção.
Proteção óssea
Os alimentos ricos em ácido fólico, tais como os presentes nos vegetais folhosos, grãos integrais e fígado auxiliam na proteção óssea do crânio e coluna vertebral. A deficiência de colina poderá acarretar distúrbios da memória. Uma fonte importante de colina é o OVO, que alem de todos os outros nutrientes, só não contém vitamina C.
Intolerâncias ao glúten
Provocam problemas digestivos, colites, diarréias e em algumas pessoas, como também dificuldade até de perder peso. Já a deficiência de lactase, causa problemas na digestão do leite, como, intensa formação de gases, diarréias má digestão e estados alérgicos. Nesses casos são indicados alimentos em glúten, como também o leite sem lactose, ou derivados de leite já fermentados, tais como o iogurte, coalhada e queijos em geral.
Indicadores do Mal de Alzheimer e Parkinson e de problemas cardiovasculares
Indicadores de alterações da Apolipoproteina-E, podem auxiliar na identificação de pessoas que estarão predispostas a estas duas doenças. Alimentos à base de cisteína e glutationa ajudam a eliminar toxinas, exemplos do ovo e do abacate.
A deficiência de ARGININA indicará uma predisposição às doenças cardiovasculares. Estes indivíduos devem consumir: carne de porco magra, javali, peru, galinha, queijo ricota e germe de trigo, sobretudo.
(Fonte: Sérgio Puppin, Cardiologista e Nutrólogo, membro da Academia de Ciências de Nova York, professor do Curso da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular, professor de Pós Graduação na Universidade Moderna de Lisboa, e autor de vários livros, entre eles Doenças Cardiovasculares, Ovo - o mito do colesterol, e Alimentos certos e hábitos saudáveis/ http://maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=8146)

Nenhum comentário:

Postar um comentário