Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM "HIPERTENSIVO + ANTIBIÓTICOS"

A combinação de um tipo de anti-hipertensivo com alguns dos antibióticos mais prescritos no mundo pode causar uma perigosa queda de pressão e aumentar o risco de hospitalização de idosos. A associação indesejada foi encontrada entre os remédios para pressão da classe dos inibidores do canal de cálcio e os antibióticos eritromicina e claritomicina, segundo estudo publicado no jornal da associação médica canadense.
Esse é o primeiro grande estudo avaliando esse risco. Foram analisados 999 mil prontuários médicos de residentes de Ontário (Canadá) com 66 ou mais anos que faziam tratamento com esses anti-hipertensivos. Os pesquisadores do Instituto de Avaliações Clínicas de Toronto descobriram que a associação desses remédios com eritromicina aumenta em seis vezes o risco de hospitalização e, com a claritrocimicina, em quatro vezes. Já a azitromicina, não aumentou o risco de queda de pressão.
Segundo David M. Juur link, coordenador do estudo, não é raro a prescrição desses antibióticos, bastante usados para infecções das vias aéreas, para hipertensos.
Juurlink explica que a eritromicina e a claritromicina inibem uma enzima vital à metabolização dos inibidores do canal de cálcio – remédios com princípios ativos como amlopidina (Norvasc), nifedipina (Adalat), e felodipina (Splendil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário