Em dezembro de 2010, o Projeto Criança e Consumo enviou cartas institucionais para as empresas Avon Cosméticos Ltda e Viti Vinícola Cereser Ltda, devido a preocupação com lançamentos recentes das marcas direcionados ao público infantil.
No fim de 2010, a Avon lançou uma linha de produtos cosméticos destinados aos pequenos. A Avon Barbie para Meninas traz colônia, hidratante, xampu e condicionador e gloss labial sabor chocolate, usando a imagem da boneca para estampar as embalagens. A linha é destinada a crianças a partir de 3 anos.
Na mesma época, a Cereser lançou uma linha de espumantes não alcoólicos para crianças, a Linha Infantil Spunch. Os itens também utilizam personagens licenciados dos desenhos Disney, com embalagens atrativas ao público infantil.
As novidades geraram preocupações sobre a utilização dos personagens do mundo das crianças para promover a venda dos produtos, bem como sobre o direcionamento de publicidade a esse público.
Buscando promover o diálogo sobre essas questões, nas cartas enviadas o Projeto Criança e Consumo apresenta seu trabalho e se coloca à disposição para estabelecer contato mais aprofundado, inclusive mediante agendamento de reunião, caso haja interesse por parte das empresas.
Leia a carta enviada à Avon: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=188
Leia a carta enviada à Cereser: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=189
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