Pesquisar este blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

TEMPORAIS: saiba como agir!

Em época de chuvas fortes, os dramas se repetem em cidades brasileiras. Pessoas perdem a vida em deslizamentos de terra, moradores têm imóveis e bens estragados em alagamentos e ruas ficam bloqueadas pela enchente. Depois que a água suja abaixa, ainda restam as doenças trazidas pelas cheias. Porém, alguns cuidados tomados antes, durante e depois do temporal podem ajudar a evitar tragédias.
Moradores de áreas de encosta devem observar rachaduras em tijolos, concreto, ou no chão, afundamento do solo e barulhos na residência, como se a estrutura rangesse. Esses são sinais que podem significar que o terreno não está estável, de acordo com a Defesa Civil de São Paulo.
O coordenador do órgão, coronel Jair Paca da Lima, indica também que os moradores de regiões inclinadas observem a presença de água barrenta ou com mau cheiro perto dos imóveis. Isso pode evidenciar a presença de vazamento de esgoto na região, que deixa o solo mais úmido. Ele alerta que os canos devem levar o esgoto para a rede coletora e nunca ser despejados diretamento na encosta.
Caso os moradores observem sinais de instabilidade no terreno, devem sair do imóvel e acionar os órgãos responsáveis. “Nesse momento, a pessoa deve deixar a residência, retirar os bens mais preciosos, como documentos, dinheiro e animais, e chamar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para uma vistoria”, afirma.
Quem vive ou trabalha em áreas com histórico de alagamentos deve se manter informado sobre o tempo. Em caso de chuva forte, o morador deve colocar móveis e eletrodomésticos em lugares altos, desligar aparelhos elétricos e eletrônicos, além de fechar os registros de água e gás. Se estiver em local seguro, procure não se deslocar. Nunca atravesse ruas alagadas e fique atento às crianças.
Confira dicas importantíssimas para a época de chuvas fortes no link: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/01/saiba-como-agir-antes-durante-e-depois-de-temporais.html
Não deixe para depois: acesse já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário