Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FIBROMIALGIA e ATIVIDADE FÍSICA

TRIGGER POINTS
Pesquisadores noruegueses concluíram um trabalho, estabelecendo uma relação entre a prática de exercícios físicos e o risco futuro de desenvolver fibromialgia.
De acordo com os dados colhidos recentemente (no último Censo), o Brasil, seguido de outros países emergentes, vem liderando o ritmo de crescimento dos índices de sobrepeso e obesidade em todo o mundo. Por aqui, cerca de 50% dos adultos e 30% das crianças e adolescentes encontram-se acima do peso normal.
Nos Estados Unidos, as estatísticas apontam que o número de obesos tende a dobrar nos próximos 25 anos. A obesidade também assombra a Europa. De acordo com o estudo Health at a Glance – Europe2010, 50% dos adultos e uma em cada sete crianças na Europa são obesas ou têm excesso de peso.
O saldo de todas estas estatísticas é uma conta amarga a ser paga - tanto para os governos, quanto para a sociedade civil - com o alto custo do tratamento das complicações da obesidade.
Obesidade e doenças reumáticas
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, caracterizada por dor generalizada, com duração superior a três meses, em pontos definidos, tais como pescoço, ombros, costas, quadris, braços e pernas.
“Os sintomas geralmente associados à doença incluem também fadiga inexplicável, distúrbios do sono, cefaléia, dificuldade cognitiva, distúrbios de humor. A prevalência da fibromialgia aumenta com a idade e é consideravelmente mais elevada entre as mulheres”, explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).
Embora a etiologia da fibromialgia ainda não seja completamente compreendida, muitos estudiosos têm sugerido que deficiências no sistema neurológico contribuam para o desenvolvimento da doença, alterando a percepção e a inibição da dor. “Com frequencia, o aparecimento da fibromialgia tem sido associada a eventos estressantes ou traumáticos, como acidentes automobilísticos, lesões por esforços repetitivos. Muitos estudiosos defendem também que genes específicos poderiam estar envolvidos no surgimento da doença, fazendo com que o paciente reaja com veemencia a estímulos que outras pessoas não considerariam dolorosos”, diz Lanzotti.
Recentemente, pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia concluíram um trabalho, estabelecendo uma relação entre a prática de exercício físico e o risco futuro de desenvolver a fibromialgia.
Durante 11 anos, tempo de duração da pesquisa – que abrange dois estudos populacionais – 15.990 mulheres foram acompanhadas pelos pesquisadores. As que relataram se exercitar quatro vezes por semana apresentaram um risco 29% menor de desenvolver fibromialgia em comparação com as mulheres inativas. Resultados semelhantes foram encontrados na análise da combinação de informações sobre a frequência, a duração e a intensidade dos exercícios. As mulheres que praticavam mais exercícios apresentaram um risco menor de desenvolver a doença em relação às inativas.
“O estudo revelou ainda que um IMC alto é um fator de risco forte para o desenvolvimento futuro da doença”, explica o reumatologista.
Embora a relação causal entre obesidade e fibromialgia permaneça desconhecida, existem fatores etiológicos comuns às duas doenças. As pesquisas sugerem que as citocinas pró-inflamatórias desempenham um papel relevante na relação entre fibromialgia e obesidade.
Outros estudos apontam que a desregulação do eixo HPA - eixo hipotálamo-pituitária-adrenal - tem sido observado em ambos os casos. O aumento do tônus simpático e a reatividade simpática reduzida, conforme registrado pela variabilidade da freqüência cardíaca, tem sido observado em pacientes com fibromialgia, bem como em indivíduos com sobrepeso e obesidade.
“Diante destas informações, o exercício físico regular, além de melhorar o condicionamento físico do paciente e possibilitar um emagrecimento saudável, pode servir também como ‘um amortecedor’ contra a perpetuação dos sintomas músculo-esqueléticos que, eventualmente, conduzem ao desenvolvimento de fibromialgia”, observa o reumatologista.
(Fonte:  Márcia Wirth/MW - Consultoria de Comunicação - http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=9770)

3 comentários:

  1. SOFRO DE FIBROMIALGIA. Q EXERCICIO DEVO FAZER P ALIVIAR A DOR???FIBROMIALGIA.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Entendo que você poderia contatar algum profissional que trabalhe com ginástica terapêutica chinesa (Lian Gon em 28 Terapias, Tai Chi) e massagens com o Shiatsu.
    Experimente e não se arrependerá.
    Um abraço.
    JOni

    ResponderExcluir
  3. Dicas para tratamento é sempre bem-vindas!
    Grata

    ResponderExcluir