Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ACELERAÇÃO DE METABOLISMO

FORTALECIMENTO DO QUADRÍCEPS
Você come salada dia e noite, mas não consegue emagrecer. Já seu amigo devora uma pizza inteira e continua esbelto. Como pode? Antes de reclamar das injustiças genéticas, saiba que é possível, sim, interferir no metabolismo do corpo. Ou seja: fazer com que o ritmo de um organismo preguiçoso acelere, facilitando a queima de calorias e a conquista do peso saudável.
'''Acelerar o metabolismo' significa fazer com que os nutrientes sejam bem aproveitados pela célula, eliminando a gordura'', diz a endocrinologista Vivian Estefan. Para conseguir isso, os especialistas recomendam cuidados com alimentação, sono, atividade física e controle emocional.
Mesmo em repouso, o corpo gasta calorias. São elas que mantêm suas funções vitais, como produzir hormônios e respirar. Essa energia, necessária para a manutenção da vida, corresponde ao metabolismo basal - ele, sozinho, consome grande parte das calorias que uma pessoa ingere diariamente.
Interferir no ritmo do corpo é possível. ''Mas não existe milagre'', avisa Vivian.
Mulheres, por exemplo, têm um metabolismo basal mais lento. ''O metabolismo do homem é cerca de 5% mais rápido'', diz o endocrinologista João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na gravidez isso muda, já que o metabolismo feminino aumenta para suprir as necessidades do bebê.
A nutricionista Patrícia Berger diz que a idade também interfere. ''Cada um responde de maneira diferente. Com o passar do tempo, isso também vai mudando.'' Assim, o ritmo se torna mais lento na terceira idade, já que o corpo não precisa mais produzir tantos hormônios, como faz na adolescência, nem promover o crescimento acelerado dos tecidos, que ocorre na infância.
Depois dos 30
É também na terceira idade que a massa muscular diminui, outro ponto determinante para a velocidade do metabolismo. ''Mas já a partir dos 30 anos, as pessoas costumam começar a sentir a perda de massa'', explica Soares.
Para evitar a marcha lenta, a musculação é boa saída. ''A musculação aumenta a massa, o que acaba colaborando ainda mais para o consumo rápido de calorias, acelerando o metabolismo'', explica a professora de musculação Fernanda Brino.
Programa adequado de exercícios não acelera de forma imediata o metabolismo. ''A maioria das pessoas acha que vai perceber resultados rápidos, mas isso demora'', diz Fernanda. Por isso, manter a regularidade é fundamental.
Segundo o endocrinologista Ricardo Botticini Peres a ginástica deve ser diária e individualizada, com acompanhamento profissional. ''O ideal seria fazer exercícios com base em testes que avaliam a frequência cardíaca adequada para cada pessoa'', destaca.
A qualidade da alimentação também interfere no ritmo corporal. ''É preciso adequar a ingestão de nutrientes calóricos ao exercício programado, para que ocorra um balanço ideal'', afirma. Alimentos muito calóricos, por exemplo, sobretudo os gordurosos, farão com que as células trabalhem mais devagar.
Já as fibras, presentes em legumes e verduras, ajudam na absorção de gordura. Só é preciso tomar cuidado com os mitos. ''Essa história de beber água com limão não funciona'', diz a endocrinologista Roberta Villas Boas.
Exercícios
1. Remada curvada com halteres: O corpo deve estar posicionado de modo que o torso esteja inclinado a 45 graus do chão e os ombros alinhados com as mãos. Levante os pesos até tocar o torço e abaixe os pesos até que os braços estejam estendidos.
2. Fortalecimento do quadríceps: Para realizar o exercício é preciso encostar as costas em uma parede e deslizar para baixo. O uso de uma bola causa menor impacto na coluna e facilita a atividade. Uma vez agachada, segure a posição por 10 segundos.
3. Trabalhando os isquiotibiais (músculos posteriores da coxa): Deslize as pernas com a ajuda de uma bola. As pernas devem ficar estendidas e, depois, os joelhos devem ficar encolhidos.
(Fonte: Agência Estado - Folha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário