Pesquisar este blog

sábado, 29 de janeiro de 2011

GENGIBRE: ANALGÉSICO e SEDATIVO

Atenua a progressão diária da dor muscular
A propriedade do gengibre de acalmar o estômago é bem conhecida. Mais recentemente, porém, cientistas se perguntaram se os efeitos tranquilizadores também se estenderiam a dores musculares.
O gengibre, membro da mesma família do açafrão, contém compostos anti-inflamatórios e óleos voláteis --o óleo de gengibre-- que mostram efeitos analgésicos e sedativos em estudos com animais. Assim, no ano passado, uma equipe de pesquisadores testou se o gengibre poderia fazer o mesmo em seres humanos.
No estudo, publicado em "The Journal of Pain" em setembro, os cientistas recrutaram 74 adultos e os colocaram para fazer exercícios que supostamente causariam dores e inflamações musculares. Durante 11 dias, os participantes comiam, diariamente, dois gramas de gengibre ou um placebo. No final, os grupos do gengibre mostraram reduções de 25% nas dores musculares, passadas 24 horas dos exercícios.
Num estudo duplo-cego parecido, cientistas compararam o que acontecia quando os participantes comiam dois gramas de gengibre ou um placebo, um dia depois do exercício, e em seguida, dois dias depois. O gengibre parecia não surtir efeito logo após a ingestão. Mas pôde ser associado a uma redução na dor no dia seguinte, levando os pesquisadores a concluir que o gengibre pode ajudar a "atenuar a progressão diária da dor muscular".
Outros estudos mostraram que consumir gengibre antes de se exercitar não traz impacto sobre dor muscular, consumo de oxigênio e outras variáveis fisiológicas durante, ou imediatamente após uma sessão de exercícios. Isso sugere que, se o gengibre gera quaisquer benefícios, eles devem se limitar a reduções das dores nos dias após os exercícios.
A conclusão: O gengibre pode ajudar a aliviar as dores, mas apenas um dia ou mais depois dos exercícios.

3 comentários:

  1. Obrigada pela visita lá.
    Tudo que faz bem é ruim, nurss ><
    Gosto não de gengibre :x aieoaieo

    http://sweetboldness.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da matéria, tomo chá de gengibre sempre que tenho dor de garganta. Acho seu saber picante e aromático. Não entendi porque no supermercado, ele saltou de R$ 4,00 para R$ 17,00. Será que o dono do supermercado custeou as pesquisas feita nos STATS?

    ResponderExcluir
  3. Cara Lígia,
    Tenho em minha geladeira um pedaço de gengibre que foi plantado em um canteiro. Para você ver, não é tão difícil assim termos este produto sem sermos explorados tão vergonhosamente assim.
    Honrado por tê-la por perto.
    Fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir