Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

AL PIÉ DEL VOLCÁN: AREQUIPA - PERU

A cidade de Arequipa é a capital da região de Arequipa, sul do Peru.
Com uma população de 904.931, é a segunda mais populosa cidade do país, fundada em 15 de agosto de 1540. Está localizada nos Andes peruanos, a uma altitude de 2.380 metros (7.800 pés) acima do nível do mar e próxima do vulcão El Misti.
A cidade tem ainda muitos edifícios da era colonial espanhola, construídos sobre uma rocha vulcânica branca perolada, razão pela qual recebe o apelido de La Ciudad Blanca ("A Cidade Branca"). Registre-se que há outras explicações para a origem deste apelido.
O centro histórico de Arequipa foi nomeado pela UNESCO como Patrimonio Mundial da Humanidade em 2000, em reconhecimento à sua arquitetura e integridade histórica.
Logo após sua fundação, a cidade se tornou um importante pólo comercial do sul do Peru, acumulando as funções administrativas e comerciais. Arequipa também foi o lar de muitos dos intelectuais e figuras políticas proeminentes, assim como de ícones religiosos no país.
Em 21 de julho de 1821,  Don José de San Martin declarou a independência do Peru a partir desta colônia espanhola e durante o século 19 Arequipa abrigou muitos peruanos nacionalistas. Durante este período Arequipa tornou-se conhecida em todo o continente como uma terra de líderes e pela coragem dos rebeldes Arequipeñan.
Nas últimas décadas, tornou-se um centro industrial e comercial importante, sendo a segunda cidade mais industrializada do país. Tem vários parques industriais e estreitos laços comerciais com o Chile, Bolívia e Brasil, mas também tem ligações com as cidades conectadas pela Southern Railway e com o porto de Matarani.

Praça das Armas - centro de Arequipa
O clima da cidade de Arequipa é quente e bastante seco durante todo o ano. Arequipa fica ao lado da ponta mais meridional de um deserto e goza de bastante tempo ensolarado, com temperaturas diurnas raramente mergulhando muito abaixo de 20 ° C. No entanto, durante a noite, a temperatura pode cair drasticamente, especialmente em junho, julho e agosto, quando fica em torno de 5-10 ° C.
Arequipa é um centro universitário importante e detém o maior número de estudantes universitários do país, apesar de não ser a mais populosa.  Mariano Melgar é um dos escritores mais importantes e tem vozes poéticas como de Benito Bonifaz, Manuel Castillo, José Mariano Llosa, Ignacio Gamio, entre outros. Escritores como Manuel Gonzáles Prada, que disse: "Não se nace en vano al pie de volcán", mostrando o orgulho e a altivez, fatos notórios entre as pessoas mais velhas.
MARIO VARGAS LLOSA
Atualmente Arequipa mantém uma intensa vida literária e desenvolve uma magnífica literatura. Ela também é conhecida por ser o berço do mais importante escritor peruano vivo, Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel 2010 de Literatura.
E é a cidade de meu amigo
 GINO FRANCISCO GOMEZ VALDEZ.
Minhas homenagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário