Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

ÁRVORE CRIULI: fonte de pólen e óleo floral

A árvore criuli ('Mouriri ocutiflora') precisa ser preservada,
por ser importante fonte de pólen e óleo floral para as abelhas.
(foto: Fabiana S. Oliveira)

Uma árvore abundante na baixada maranhense, região de campos inundáveis com cerca de 17,5 mil km2 situada no norte do Maranhão, pode ajudar a desenvolver uma atividade que, além de significar uma fonte de renda alternativa para a população rural, apresenta benefícios ecológicos.
Conhecida na região como ‘criuli’, essa árvore (Mouriri acutiflora), de copa densa e com até 20 m de altura, é uma das principais fontes de pólen e óleo floral para as abelhas, em especial para a tiúba (Melipona fasciculata), espécie sem ferrão cuja criação é uma prática antiga entre os agricultores familiares da região.
A baixada maranhense é uma região carente, que sobrevive principalmente da pesca artesanal e da produção agrícola em pequena escala (as principais culturas são melancia, mandioca e arroz).
Alguns produtores rurais mantêm pequenas criações de gado bovino e o pastoreio de búfalos também é praticado tradicionalmente na região, em especial nas áreas inundáveis, preferidas por esses animais. Os búfalos consomem espécies da flora aquática e semi-aquática, que também fornecem alimento para as abelhas da região.

Abelha tiúba ('Melípona fasciculata'), espécie nativa
sem ferrão, vem sendo criada na baixada
maranhense para a produção de mel.
 (foto: Giorgio C. Venturieri) 
Nos últimos anos, porém, uma alternativa de sustentabilidade começou a se difundir entre a população regional: o manejo de abelhas sem ferrão. A criação rústica da tiúba, abelha comum em todo o Maranhão, é realizada desde tempos antigos na região da baixada. Nesse tipo de criação, as colmeias são mantidas em troncos, e passam de pais para filhos, o que mantém na família a prática da criação.
Aos poucos, no entanto, disseminaram-se entre os moradores da região conhecimentos adequados sobre o manejo dessas abelhas e sobre a construção de meliponários (coleção de abelhas sem ferrão em caixas adequadas para o manejo), tornando a baixada maranhense a principal área de criação de abelhas sem ferrão no estado.
Por: Marcia Maria Corrêa Rego, Patrícia Maia Correia de Albuquerque e Fabiana Oliveira dos Santos - Laboratório de Estudos sobre Abelhas (LEA) - Departamento de Biologia, Universidade Federal do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário