Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA FAMÍLIA SAUDÁVEIS

A vida de crianças e adolescentes pode ser complicada. A pressão por resultados acadêmicos ou por parte dos amigos e familiares pode criar um ambiente estressante emocionalmente, e isso pode impactar negativamente os hábitos alimentares, que se tornam menos saudáveis e podem acompanhar o indivíduo até a idade adulta.
Por isso é importante que pais e cuidadores auxiliem essas crianças e adolescentes criando ambientes saudáveis. Uma infância saudável começa em um lar equilibrado, onde todos se ajudem e onde as crianças sejam ensinadas a fazer as melhores escolhas para sua vida. Isso também as ajudaria a aprenderem a se alimentar da forma mais correta.
As crianças, geralmente, fazem suas escolhas alimentares a partir da praticidade da comida (fáceis de serem encontradas em qualquer lugar e que demandem menos trabalho entre o preparo e o consumo). Por isso, facilitar essas escolhas, deixando à vista opções mais saudáveis de alimentos – como cenouras em partes visíveis da geladeira – pode ser uma boa forma de encorajar as crianças a optarem por vegetais em vez de comidas industrializadas e muito açucaradas.
A sobremesa também é um prêmio muito usado pelos pais para compensar uma boa alimentação. Mas quando essa recompensa é uma junk-food – alimentos industrializados ricos em gorduras, açúcares e as chamadas “calorias vazias” – esse tipo de atitude pode levar a um maior consumo de comidas pouco saudáveis.
Mas esse tipo de hábito alimentar que traz mais benefícios para o organismo não precisa se valer de truque o tempo todo. As crianças precisam ver os alimentos saudáveis como algo gostoso e como uma opção válida para seus desejos.
Pesquisas já demonstraram que crianças que são reforçadas com comida por um determinado comportamento adequado demonstram maior consumo desse tipo de alimento usado como prêmio, mesmo quando não associados com uma boa ação.
O ritual envolvido na alimentação também é tão importante quanto a comida para uma criança. Estudos indicam que crianças que fazem as refeições com seus pais têm dietas mais saudáveis. Elas também apresentam maior facilidade de comunicação com os pais quando fazem as refeições em família.
O ritual envolvido nas refeições familiares pode, portanto, fazer que crianças e adolescentes se envolvam menos em comportamento de risco, por exemplo. Assistir a TV enquanto se come também é outro ponto importante. Pesquisas mostraram que crianças que fazem a refeição na frente da televisão podem consumir uma quantidade maior de alimentos. Fazer das refeições um evento em família, mesmo se os pratos preparados forem simples – como salada e frango grelhado –, encoraja uma atitude mais positiva na hora de fazer escolhas alimentares.
Os pais devem servir de modelo para seus filhos na hora da refeição, introduzindo-os a uma mudança de comportamento na hora de se alimentar. Outro bom exemplo é quanto às rotinas de exercícios.
Veja mais algumas dicas sobre o tema:
• Assegure-se de que a maioria dos alimentos dentro da sua casa seja saudável. - Optar por um sorvete com menos calorias pode ser um primeiro passo. Não é preciso ficar sem sobremesa, mas é importante ter controle sobre quantas calorias se consome.
• Imponha normas pessoais para os padrões alimentares - Crianças aprendem imitando o modelo que têm em casa. Se elas veem seus pais comprando, preparando e comendo alimentos saudáveis, elas também optarão pelo mesmo padrão alimentar.
• Não use comida como recompensa - A comida não deve ser associada a boas ações. Fazer de doces e comidas gordurosas uma forma de recompensa ao bom comportamento promove uma ideia errada de que a comida saudável é uma obrigação e que as junk-foods são algo que realmente vale a pena.
• Faça refeições em família - As refeições em família são uma oportunidade de compartilhar bons momentos com seus filhos, além de ser o momento ideal para aprender sobre como se alimentar de forma mais saudável. É a ocasião também de conversar com as crianças sobre a importância e vantagens de uma comida que faz bem para a saúde e introduzir o aprendizado de novos sabores.
• Tenha um limite para as refeições feitas fora de casa - Não só porque esse tipo de hábito pode ser caro, mas também pouco saudável. Não saber como um alimento é preparado dificulta que seus filhos saibam como escolher algo que é mais nutritivo ou qual o verdadeiro tamanho de sua fome.
“Um ambiente familiar saudável é um ponto crucial para uma boa infância”, diz Mary Alvord, psicóloga ligada à Associação Americana de Psicologia (APA). “Fazer que a escolha de uma alimentação saudável seja o mais fácil possível é um modo de melhorar o bem-estar para todos os membros da família”, finaliza.
Créditos: este material aparece originalmente em inglês como Healthy habits for healthy families. Copyright © 2010 da American Psychological Association (APA). Traduzido e reproduzido com permissão. A APA não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da APA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário