Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DIABETES e PANCREATITE AGUDA

Pessoas com diabetes tipo 2 podem ter um risco aumentado de uma condição dolorosa conhecida como pancreatite aguda, mas as probabilidades são cerceadas em pessoas em uso de drogas para o diabetes, sugere um novo estudo.
A pancreatite aguda é uma inflamação aguda do pâncreas que causa dor abdominal superior - muitas vezes pior após comer - assim como náuseas e vômitos. Os casos leves podem desaparecer sem tratamento, mas a pancreatite aguda pode ter graves complicações potencialmente fatais, como pulmão, coração ou insuficiência renal.
A doença envia cerca de 200.000 norte-americanos para o hospital a cada ano.
No novo estudo, os pesquisadores descobriram que, entre mais de 97.000 adultos de Taiwan acompanhados por até oito anos, aqueles com diabetes tipo 2 tinham o dobro da taxa de pancreatite aguda - quase 28 casos por 10.000 pessoas a cada ano, contra 14 casos para cada 10.000 pessoas sem diabetes.
Pessoas com diabetes são mais susceptíveis de ter um número maior de fatores de risco para pancreatite aguda, aí incluídos cálculos biliares e beber pesado - duas das causas mais comum de inflamação do pâncreas -, bem como níveis altos de triglicérides (um tipo de gordura no sangue) e uma história da infecção da hepatite B ou C.  Mas mesmo quando essas condições foram tidas em conta, a diabetes em si foi associada a um aumento de 89 por cento no risco de pancreatite aguda.
Os resultados sustentam estudos anteriores que relacionaram a diabete tipo 2  à pancreatite aguda, de acordo com o pesquisador sênior Dr. Pei-Chun Chen, da China Medical University College of Public Health, em Taiwan. Mas eles também acrescentam algo de novo, Chen disse à Reuters Health em um email.
Entre as pessoas com diabetes, segundo o estudo, aqueles que tomam medicamentos para diabetes têm um risco menor de pancreatite aguda. E quanto mais medicamentos de que eles estavam usando, menor o risco.
O benefício potencial foi visto em uma série de medicamentos para diabetes - incluindo a metformina (Glucophage); sulfoniluréias, que incluem drogas como a glimepirida (Amaryl) e glipizida (Glucotrol); tiazolidinedionas, incluindo a rosiglitazona (Avandia) e pioglitazona (Actos), e alfa inibidores da glucosidase, como miglitol (Glyset) e a acarbose (Precose).
Nos últimos anos, algumas outras drogas para o diabetes - incluindo as marcas Januvia e Byetta - têm sido associados a casos de pancreatite, e os avisos estão incluídos nas informações para prescrição dos medicamentos.
No entanto, não ficou claro se as drogas em si causam a inflamação do pâncreas. Os medicamentos não foram especificamente analisadas no estudo atual.
Chen disse que essas últimas descobertas não podem provar que qualquer medicamento para diabetes protege contra a pancreatite aguda. Nem eles provam que o diabetes, por si só, causa pancreatite em algumas pessoas, disse o pesquisador. É possível, de acordo com Chen, que algo mais sobre as pessoas com diabetes - como altas taxas de obesidade - sejam responsáveis ​​por esta conexão.
Os pesquisadores também não dispunham de informações sobre os hábitos dos participantes do estudo, como o tabagismo e o fumo está ligado a um risco aumentado de pancreatite.
Mais estudos são necessários, de acordo com a equipe de Chen, para a confirmação de que o diabetes contribui para pancreatite, e que os medicamentos - ou pelo menos certos medicamentos - são protetores.
Por agora, Chen acha aconselhável que as pessoas com diabetes estejam cientes dos sintomas da pancreatite aguda, e chamem o seu médico imediatamente, caso os sintam. Isso pode ser especialmente importante, Chen observou, para diabéticos com problemas com álcool ou infecção da hepatite C.
Neste estudo, o alcoolismo e a hepatite C foram os fatores de risco maiis forte que o diabetes para a pancreatite. E ambos pareciam impulsionar ainda mais o risco associado ao diabetes.
O estudo foi financiado pelo governo de Taiwan e China Medical University. Nenhum dos pesquisadores relata quaisquer conflitos financeiros de interesse.
FONTE: bit.ly/j0Lioh American Journal of Gastroenterology, on-line 17 mai 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário