Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

DESCONTROLE GLICÊMICO: CÃES TREINADOS DÃO ALERTA!

O diabetes causa mudanças no odor não perceptíveis ao olfato humano e com base no conhecimento do olfato apurado dos cães, entidades inglesas de adestramento estão treinando estes animais para detectar, através do cheiro, as alterações nos níveis de açúcar nos portadores de diabetes.
O cão identifica e alerta quando o açúcar do sangue de seu dono vai para um nível que resulta em um episódio de hipo ou hiperglicemia. O primeiro teste foi feito no Reino Unido.
O professor na universidade de Durham, Cherry Kearton, tem diabetes tipo 1, com consciência de hipoglicemia. Quando as taxas de açúcar no sangue cai a um nível muito baixo, ele não consegue prever o risco de colapso, até que seja tarde demais. Por duas vezes, Kearton entrou em colapso na rua, em situações de hipoglicemia, e precisou ser atendido por paramédicos.
A preocupação da esposa Angela levou Kearton a procurar a Cancer and Bio-detection Dogs, para adquirir um cão adestrado para acompanhá-lo em suas saídas sozinho. O labrador Zeta alerta quando seus níveis sofrem variações bruscas (aumento ou queda) pulando em seu colo, se está sentado, ou saltando para cima dele, se está de pé.
Ter um cão treinado que alerta para um ataque hipoglicêmico permitiu ao Cherry trabalhar e ter uma vida tão independente quanto possível" , completou Angela.
" Não é uma surpresa que os cães possam detectar os níveis de açúcar pelo cheiro liberado na respiração de uma pessoa" , disse Claire, treinadora da entidade inglesa.
Os episódios de hiperglicemia, apesar de nem sempre representarem uma emergência médica, podem trazer graves complicações para a saúde. Entretanto, a hipoglicemia é uma emergência e pode ocorrer muito rápido, levando ao colapso e até ao coma.
Os treinadores ainda não conseguiram ter certeza se a hipoglicemia provoca alteração no odor do paciente; entretanto, segundo a treinadora, os cães podem ser capazes de diferenciar um aroma específico ou mesmo a ausência de cheiro, o que o faz emitir o alerta de crise.
A Cancer and Bio-detection Dogs tenta agora registrar os animais como Cães de Assistência do Reino Unido, para obter o mesmo direito de acesso que outros animais de assistência, como os cães-guia e os que acompanham os deficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário