Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

DOENÇA DE CROHN: POSSÍVEL CURA?

Um estudo publicado na revista Nature pode ser o ponto de partida para a cura de doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn.
O artigo, que tem como segundo autor um pesquisador brasileiro, descreve o duplo papel da proteína BID, capaz de modular eventos a favor e contra a apoptose (morte celular programada).
‘‘No processo de morte celular, a molécula BID é clivada pela enzima caspase-8, a qual ativa a ação pró-apoptótica de BID, levando a danos na mitocôndria que culminam no encolhimento celular e condensação da cromativa, eventos que caracterizam a apoptose’’, disse Ricardo Corrêa, pesquisador sênior do Sanford-Burnham Medical Research Institute.
Ao penetrar nas células saudáveis do corpo, as bactérias – gram-positivas e negativas –, segundo o pesquisador, dão início a um processo infeccioso.
‘‘Para fazer com que as células sobrevivam à infecção, as NODs 1 e 2 iniciam um contra-ataque, ativando uma cascata de sinais para a produção de citocinas e, assim, proteger as células’’, explicou Corrêa. (Agência Fapesp)

49 comentários:

  1. Até que enfim uma luz no fim do túnel. Como mãe de um jovem portador da DC, fico revirando sites em busca da possibilidade de cura. Quando fiquei sabendo do diagnóstico há 14 anos atrás, nem internet havia. Com um filho de 5 anos sem saber como tratar, sem os médicos saber o que fazer, voltei minhas orações pedindo a Deus que iluminasse os cientistas na solução dessa doença. Permaneço em oração e em nome de Jesus a cura chegará pelo empenho dos nossos ilustres cientistas.
    Solange.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o infliximab inativa a doença, fecha fistulas.

      Excluir
    2. mas o infliximabe é uma drogra resolutiva, ela tb pode "fechar" o intestino que eventualmente esteja com estenose.

      Excluir
    3. Daniel, tenho 45 anos,também tenho Doença de Crohn, desde criança mas antes nem sabia o que era. Existem vários tratamentos, depende de cada pessoa. Faço tratamento e tenho uma vida quase normal, só algumas limitaçoes alimentares e alguns dias muito espassados ttenho diarreia. Mas tenho outras doenças que me litimam tbm.
      O importante é vc conhecer o que te faz mal. Posso dar várias orientações para te ajudar. Pode me add no face se desejar (Glaucia Pires- grs.pires@hotmail.com).
      Conheço pessoas que estao em remissão , como se nao tivesse nada. Mas nao há a cura . É uma dornça cronica e precisa ser tratada , caso contrário só se complica. Não sou a única na minha família com a doença.
      Não desista ! Me add e falamos mais, Ate breve!

      Excluir
  2. Tenho 33 anos e sou portador desta doença. Infelizmente a maioria dos médicos não sabem o que fazer diante desta moléstia. Só Deus para iluminar os cientistas na busca da cura para este mal.
    Que Deus tenha misericórdia de nós...

    ResponderExcluir
  3. Acredite se quiser: Tenho uma pessoa amiga que tem uma filha hoje com 25 anos e ex-portadora da doença de Crohn. Sabe como ela se curou; Através da terapia do sangue, chamada AUTO HEMOTERAPIA. Procure saber a respeito. Veja no link abaixo o depoimento de uma pessoa que se beneficiou desta terapia.
    http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=99140249&tid=5728163849684640917&start=1
    Faço esta terapia desde de junho de 2009, para tratar as consequências de uma diabetes tipo 2.
    Saudações/Euripedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quanto a autohemoterapia, realmente funciona, apesar de alguns médicos dizerem o contrario, pode não curar, como no meu caso não me curou, mas por exemplo fechou uma ulceração, e o quadro melhorou bastante.

      Excluir
    2. Bom dia, Unknown, tudo certo? Como o crohn não tem diagnóstico certo, é apenas a opinião do médico, provavelmente o que esta moça tinha não era crohn, e sim uma doença aguda (não crônica). Pratiquei a cada CINCO dias, por um ano e tanto, auto hemoterapia de VINTE ML, divididas em QUATRO PICADAS de cinco ml cada. Podes ver que meu esforço foi grande, mas não alterou em nada na época, e ainda tenho crohn; que vai bem, obrigado. No dia seguinte ás picadas, meu intestino sempre soltava, não necessariamente diarréia, provavelmente como resultado do aumento dos antígenos, que atacavam também meu já sofrido intestino.

      Excluir
    3. Estamos tambem nesta tentativa da hemoterapia, e confiantes.

      Excluir
  4. Ilmos. irmãos de guerra, a batalha contra este mal que nos aflinge é longa..., cada um sabe o que já passou e o que este mal lhe trouxe como consequência para sua vida, seja quanto a saúde física, mental, ou até quanto aos relacionamentos sociais..., enfim, é nossa maldição, temos que lutar até o fim...

    Tenho 31 anos, fiz uma ileoctomia em 2008, tive duas paradas cardiovasculares na mesa de cirurgia, fistulizações e saí do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis com menos de 40kg, sou um homem de 1,78m, sempre fiz musculação, e artes marciais, o equilíbrio entre a boa alimentação e as atividades físicas auxilia muito no controle da doença..., não façam ingestão daquilo que já é sabido por todos que nos faz mal:"bebidas gaseificadas, alcool, leite gorduroso, excesso de gorduras, bebidas ou alimentos com muito conservantes, determinados condimentos..., enfim...",

    Hoje, mesmo passando por um terrível momento da vida - divórcio da mulher que amo profundamente, e de reboque afastamento de minha filhinha amada por conta disso, pois só vejo-a aos finais de semana - ainda sim, estou com o organismo sob controle, e não digo que não tenha sinais da doença, mas existem dias bons, não muito desconfortáveis, consigo malhar, e quando treino, jogo toda a desgraça da vida pra longe...

    Culpo esta doença maldita pelo meu descontrole emocional, pois a dor é algo que me irrita, e tira de certo modo a devida racionalidade e respeito por determinados limites de atitudes que deveríamos ter com as pessoas que mais temos liberdade, acabamos por descontar de forma potencializada nosso sofrimento em formas variadas de agreções psicológicas..., enfim é doloroso e difícil meus irmãos de guerra, porém neste momento, sigo sozinho, gravemente ferido pela vida, mas continuarei lutando, até que meus olhos se fechem em definitivo, pois várias batalhas virão até o fim desta guerra que travamos na luta pela vida.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho essa doença ha 3 anos ,2 que fiz sirurgia não sinto nada ...depois que operei nem sintomas mais da doença . pra mim ela nao existe sou mais forte com deus na minha vida .lembro dela porque vejo a sicatriz na minha barriga

      Excluir
    2. Rafael
      Também sofro dessa doença há anos, mas só agora diagnostiquei e comecei o tratamento.
      Também estou passando por dificuldades no meu casamento e também dificuldades financeiras , inclusive para comprar meus medicamentos, visto que a doença de crohn desencadeou outras doenças como osteoporose precose muito forte, visto que tenho 36 anos.
      Mais tenha força amigo, Deus a de nos ajudar...e abençoar os cientistas na busca da cura.

      Excluir
    3. RAFAEL MEU FILHO UNICO TEM DOENÇA DE CROHN HA 9 ANOS, COMEÇOU AOS 12, HOJE ELE ESTA COM 21 ANOS, E FEZ CIRURGIA HA 1 ANO, QUANDO ENTÃO TIVEMOS MELHORAS, POIS ELE RETIROU 40 CM DO INTESTINO DELGADO E DEU CERTO, MAS COMO VOCE DISSE A DOR ULTRAPASSA A NOSSO SENTIDO, O NOSSO CONSCIENTE, É TERRIVEL. ESTA DOENÇA É UM HORROR MESMO PRA TODOS.
      FIQUE FIRME NA FÉ, NA ORAÇÃO TEMOS QUE ACREDITAR QUE UM DIA TERÁ CURA, COM CERTEZA DEUS ILUMINARÁ OS CIENTISTAS E PESQUISADORES E A CURA TAO SONHADA CHEGARÁ. NÃO DESANIME, JAMAIS. MEU FILHO JA TEVE MUITO MAL, INCLUSIVE PANCREATITE E HEPATITE AUTO-IMUNE, JA USOU SONDA NASOGASTRICA POR QUASE 1 ANO, NAO PODE FAZER O TERCEIRO ANO, E FICOU 40 DIAS INTERNADO EM CAMPINAS NA PUC, E RECENTEMENTE A ALÇA ESTOUROU TENDO QUE SER OPERADO DE URGENCIA, COM UMA DOR INSUPORTAVEL, RISCO DE VIDA, MESMO E NÓS DA FAMILIA E AMIGOS, SOFREMOS DEMAIS COM TUDO ISTO. MAS É PRECISO CRER NO IMPOSSÍVEL. HOJE ELE ESTÁ BEM, VIVENDO A VIDA QUE NÃO PODE SER VIVIDA ANTES, MAS A GENTE SABE QUE ESTA DOENÇA VAI E VOLTA. TUDO DE BOM E QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, HOJE E SEMPRE. MARCIA DE CAXAMBU-MG

      Excluir
    4. Caro Rafael, tenho 43 anos e também sou portadora de Doença de Crohn, sei das dores e limitações, internações e desastres que pode causar, mas você pode conseguir conviver com a doença. Você comentou que culpa a doença pelo seu descontrole emocional , eu acho que pode ser o oposto ... Todas as vezes que passei por problemas que abalaram meu emocional eu piorei e tive crises do Crohn, um ciclo vicioso. Hoje faço acompanhamento com um medico de trata a doença, terapia psicologica, comecei a atividade física,mas por causa d outra doença crônica articuar( espondilite anquilosante) , não tenho conseguido ser frequente ,mas será minha meta ! Faço parte de um grupo no faceboock de pessoas portadoras de doenças inflamatórias intestinais e isso me ajuda muito, fiz amizades que compreendem e trocamos informações, tem pessoas do país todo! Fique à vontade para me add e trocar informações. Boa sorte na luta !!

      Excluir
    5. amigo, o descontrole emocianal sim é que "desgoverna" a doença, e o deixa ainda mais suscetível a complicações.

      Excluir
    6. Rafael, somos todos guerreiros. Eu também passei por momentos difíceis, terríveis, por causa dessa doença. Acredito que um dos fatores que desencadeou a DC foi o meu estado emocional na época. Eu era uma pessoa saudável e de repente o intestino já não funcionava bem. O processo foi rápido, em quatro meses perdi 10 kg, achei que ia morrer, mas no sexto mês, fui diagnosticado com retocolite ulcerativa/doença de crohn e comecei tomar os remédios e melhorei. No entando, nunca perdi a fé em Jesus Cristo e procurei melhorar meu estado emocional me ocupando com as coisas que mais me davam prazer. Recuperei o meu peso, tenho uma vida praticamente normal, com restrição apenas de alguns alimentos. Banana, mel, própolis e fibras fazem parte da minha dieta matutina. Esse é o remédio que eu tomo hoje. Acredito que Jesus me curou, mas não faço extravagância, pois a bíblia diz: "não tentarás o Senhor teu Deus".
      Rafael, tenha fé em Jesus Cristo, creia nele de todo o seu coração e melhore o seu estado emocional pensando em coisas boas. Busque a Deus e procure fazer a sua vontade. Ainda que você não receba a cura aqui na terra, continue buscando ao Senhor, pois as promessas dele são para os vencedores, aqueles que perseveram até o fim, esses terão uma morada no céu onde não haverá mais tristeza nem dor. Seja forte, não desista guerreiro, Jesus te ama e quer salvar você.

      Excluir
    7. sou portadora dessa moléstia desde de 2003, fiz cirurgia em 2005, hj faço uso de imunossupressor e hoje estou bem, agradeço a Deus todos dias de minha vida, porque faço meu tratamento e consigo ter uma vida normal, não podemos abaixar a cabeça, o que me dar força é saber que tem gente em piores situações e não reclamam, quem sou eu para reclamar, então só tenho agradecer! Amigo hoje tenho 35 anos, 1,68 e 69 kl, cheguei a pesar 47 kl, mas com a força divina me superei e fui atrás do meu tratamento e fazer direito, porque antes não dava a mínima ideia! Força amigo, a vida continua e se cuida viu...

      Excluir
  5. Caro Rafael,
    Confidencio que tenho alguém da família com esta enfermidade, mas bem estável e controlada. Um alívio para nós todos, sabe? Mas, a minha angústia é que ainda não "caiu a ficha" e esta pessoa ainda não está se cuidando como deveria. Fazemos todo o esforço para demonstrar nossa preocupação e "conhecimento de causa", mas...
    Espero que você utilize as atividades físicas como um meio de alcançar o seu bem estar, pois sendo eu da área de educação física tenho certeza que isto é um auxílio e tanto.
    Não esmoreça, peço!
    Estamos por aqui,
    Fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  6. que especialistas sejam iluminados para encontrarem a cura para essa doença que atormenta muitos jovens desse brasil

    ResponderExcluir
  7. Eu fui portador de doença de crohn por mais de 11 anos e estou me sentindo curado a mais de 3 anos com autohemoterapia (Italo Oliveira de carvalho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha mulher tem 40 anos e sofre a 10 anos co0m esta doenca , e gostaria de saber aonde fica o consiltorio somos de santos , ela to humira duas vezes por mes e ummquebra galho fora as fistolas que acaba com ela e mail e aronaldogomes@bol.com.br
      obrigado

      Excluir
    2. Vou perguntar ao medico do HC são paulo, se eles recomendam, eu tenho medo. ME

      Excluir
  8. Olá Italo boa noite... gostaria de saber mais sobre a hemoterapia, tenho essa doença a 3 anos e sofro muito com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu melhorei muito tb tenho doença de crohn , minha ultima colonoscopia apresentou a doença quase curada até meu médico se espantou, meu amigo faça 10 ml de auto-hemoterapia toda semana faça sem parar e vc vai ser curado pode ter certeza grande abraço, meu email é bruno_varjao@hotmail.com, qualquer dúvida pode me mandar por email grande abraço.

      Excluir

  9. Olá.
    Dê uma olhada neste link:

    http://www.youtube.com/watch?v=Aomrh8rPSxc

    Joni

    ResponderExcluir
  10. Eu sou Italo Oliveira e estou curado de doença de crohn por mais de 3anos sem apresentar nem um sintoma da doença,sinto - me bem de saude pois depois de 11 anos com restrinções na alimentação hoje posso comer de um tudo desde feijoada até mungunza com mocoto de boi,pé de porco,paio ,linguiça,toucinho defumado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Italo,
      Fico feliz, sinceramente, por você, mas devo perguntar: não poderia compartilhar a sua experiência com todos nós?
      Aguardamos sua manifestação.
      Um abraço. Felicidades.
      Joni

      Excluir
    2. Caro Ítalo, sou portadora de Doença de Crohn , hoje tenho 43 anos e sei que essa doença é crônica e ainda não tem cura , mas pode entrar enm remissão , ou seja a doença pode ficar adormecida por anos. Todos nós buscamos isso! Faço tratamento com imunossupressor , já tive várias crises e hospitalizações,graças a Deus não precisei de cirurgia. A Doença de Crohn tem grande ligação com o emocional do paciente, acredito que a remissão também. Feliz por sua remissão , mas não crie falsas esperanças em quem acha que pode abandonar o tratamento. Cada experiência nessa doença é única , o que faz bem para um pode ser muito ruim para outro e assim se tem poucas coisas que possam ser fechadas como procedimentos de protocolo, a não ser o acompanhamento de um gastro que trate doenças inflamatórias intestinais e exames periódicos. Abraço

      Excluir
    3. cara amiga Glaucia Pires eu me sinto curado ha mais de 3 anos, sem nenhum sintoma de doença de crohn.E so ter fé em deus que a coisa dar certo, aplicando 10ml no musculo de 7 em 7dias durante 6 meses no minimo, milhares de pessoas ficaram no mundo ate hoje.

      Excluir
  11. meu filho tem doença de croh ele tem 17 anos descobri aos 12 anos nao sei o que fazer mais ele sofre muito esta bem magrinho pesa 34 quilos e toma remédio sértinho e a pele esta com manchas só na parte do pé manchas escuras e avermelhadas eu levei no dermatologista ele disse que é por causa da doença o que faço ele se chama leandro

    ResponderExcluir
  12. Cara Glaucia Pires pode fazer a autohemoterapia de 10ml de 7 em 7 dias por 6 meses consecutivos sem falhar uma semana para não perder a corrente do tratamento, pois o sangue no musculo tem a função de medicamento e nas veias atua para manter o organismo funcionando,nutrir o corpo humano.( Italo Oliveira ).

    ResponderExcluir
  13. Olá sou Demerson Azevedo, descobrimos recentemente em minha mãe, chamada Maria das Graças, que ela tem a doença de Crohn. Já passou por cirurgia que nao sei o nome, mas é aquela que ele colocam um reservatório exposto para drenar as fezes que o organismo solta a quase todo momento. Já perdeu muito peso e está debilitada. O médico já passou pra nós que ele nao viu o resultado esperado nela, e que vai ter que dar alta pra ela. Mas estamos com muito medo de perdê-la, pois se nao conseguiu melhoras no hospital, em casa vai ser mais difícil ainda. Mas cremos muito em Deus, e pra ele nao existe doenças incuráveis. Assim estou resolvendo de começar uma AUTO-HEMOTERAPIA com ela, no momento é a única solução tenho, alguém poderia me dar uma luz a mais na situação? Ela está em uma situação debilitada, pouco fraca, mas ainda consegue andar bem. Tou pensando em leva-la para receber sangue, e começar o tratamento da Auto-hemoterapia o mais rápido possível. Alguém me aconselha por favor ? Agradeço a todos, fiquem com Deus! Email: demerson.here@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Meu email Italo maristelaber@hotmail.com preciso muito saber apartir de quantas aplicacoes vai parar de doer ja fiz11 tenho dor ainda se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Acabei de tomar conhecimento de um vídeo-aula do Dr.Lair Ribeiro (curso de pós-graduação) e ele fala sobre LDN - baixa dosagem de naltrexona. VALE A PENA CONFERIR. Pesquisa no Google é efetiva.

    ResponderExcluir
  16. Também sou portadora dessa doença horrível (Crohn).Meus amigos, não sejam ingênuos pensando que a medicina/laboratórios têm interesse em nossa cura.Os doentes crônicos são garantia de lucro para o resto da vida.Meu sonho é fazer a auto-hemoterapia, mas é muito difícil encontrar aplicadores.Mas se deus quiser, eu vou encontrar um(a) e vou me curar dessa doença que nos traz tantas perdas. No dia em que eu me sentir curada, vou abandonar os alopáticos, que são verdadeiras bombas cancerígenas em nosso organismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, eu não sou da área médica e não posso me manifestar sobre muitos pontos, mas posso indicar que tome conhecimento da LDN-baixa dosagem de naltrexona. Assista um video sobre o assunto: aula do dr. Lair Ribeiro. Um abraço.

      Excluir
    2. Esse é meu próximo passo, Joni.Abç

      Excluir
    3. Boa noite! Conseguiu alguém para aplicar a autohemoterapia? Em que cidade vc mora?

      Excluir
  17. ola boa noite, pois bem no começo do ano descobri que a minha filha de apenas 10 anos tem essa doença maldita e ta tomando pentasa premedisona e não esta adiantando de nada ,gostaria de saber mais sobre auto-hemoterapia pois esto com muita fe que ela vai se curar, grato e aguardo alguma resposta
    meu email : MARILENEAMORIM@R7.COM
    E MEU FACE:marileneamorim

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. meu nome é Daniel pereira tenho 16 anos, tenho doença de crohn alguém sabe como a cura

    ResponderExcluir
  20. pessoal todos nos tem a doença de crohn me chama no whats vou fazer um grupo, ai cada um compartilha o que sente ai um ajuda o outro pois. 11 95417-0336

    ResponderExcluir
  21. Eu sei como a cura aconteceu:E só fazer a autohemoterapia de 7 em 7 dias com 5 ml de sangue no musculo durante seis meses sem perder uma só aplicação que chegará a cura de crohn.

    ResponderExcluir
  22. Tenho DC há mais de 10 anos e 5 cirurgias... o meu pânico de agulhas (pânico mesmo) não me permitiu ter coragem de fazer a AHemoterapia.
    Começarem amanhã tomar extrato oléo de copaíba e andiroba que soube ser de grande eficiência. Só me alertaram não poder ser o da farmácia, tem que ser um puro mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Já fiz 5 cirurgias e minhas fístulas são todas perianais... uso sedenho e meu pânico de agulhas não me permitiu fazer AHemoterapia.
    Mas amanhã comecarei tratamento com extrato/óleo de copaíba e andiroba.
    Logo volto aqui

    ResponderExcluir
  24. Tenho DC há mais de 10 anos e 5 cirurgias... o meu pânico de agulhas (pânico mesmo) não me permitiu ter coragem de fazer a AHemoterapia.
    Começarem amanhã tomar extrato oléo de copaíba e andiroba que soube ser de grande eficiência. Só me alertaram não poder ser o da farmácia, tem que ser um puro mesmo.

    ResponderExcluir
  25. amigos,o amigo anônimo está certíssimo sobre a auto-hemoterapia, procurem na internet orientação na matéria do doutor Luis Moura. e procurem também os benefícios da vitamina"D"que ajuda muito no combate dessa doença. um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  26. Mais uma cura. Já existe a cura por células tronco e uma vacina sendo desenvolvida na Europa que vai curar nós portadores de Crohn. Só aguardando os testes em humanos...

    ResponderExcluir