Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIABETES TIPO 2 e DIETA DE BAIXA CALORIA

PESQUISADORES CONSTATARAM QUE NÍVEL DO AÇUCAR NO SANGUE DE
 TODOS OS PARTICIPANTES TINHA RETORNADO AO NORMAL EM UMA SEMANA
Uma dieta de 600 calorias por dia durante oito semanas pode reverter a diabetes tipo 2 em pessoas recém-diagnosticadas com a doença, diz um estudo na área de Diabetologia.
Pesquisadores da Universidade de Newcastle encontraram que a dieta de baixa caloria reduziu os níveis de gordura no fígado e pâncreas,  oque ajudou a voltar ao normal a produção de insulina.Sete em cada 11 pessoas estudadas estavam livres do diabetes três meses depois, dizem as descobertas publicadas. São necessárias mais pesquisas para ver se a reversão é permanente, dizem os especialistas.
O Diabetes tipo 2 afeta 2,5 milhões de pessoas no Reino Unido. Ela se desenvolve quando a insulina produzida pelo corpo não é suficiente ou a insulina que é produzida pelo corpo não funciona corretamente. Quando isso acontece, a glicose - um tipo de açúcar - se acumula no sangue em vez de ser dividida em energia ou combustível que o corpo necessita.
Os 11 participantes do estudo foram diagnosticados com diabetes tipo 2 nos últimos quatro anos. Eles cortaram drasticamente sua ingestão de alimentos durante dois meses, comendo só vegetais sem amido e uma dieta líquida.Perda de gordura  Após uma semana da dieta, os pesquisadores descobriram que os níveis de açúcar no sangue pré-breakfast de todos os participantes tinham voltado ao normal. Exames de ressonância magnética de seus pâncreas também revelaram que os níveis de gordura no órgão tinha diminuído de cerca de 8% - um nível elevado - a um nível mais normal de 6%.Três meses após o final da dieta, quando os participantes tinham voltado a comer normalmente e receberam conselhos sobre alimentação saudável e tamanho da porção, a maioria já não sofreu com a condição.
Professor Roy Taylor, diretor do Centro de Newcastle de Ressonância Magnética da Universidade de Newcastle e autor do estudo, disse que não estava sugerindo que as pessoas devam seguir a dieta. "Esta dieta foi utilizado para testar a hipótese que se as pessoas perderem peso substancial vão perder sua diabetes. Embora este estudo tenha envolvido pessoas diagnosticadas com diabetes nos últimos quatro anos, existe potencial para as pessoas com diabetes há mais tempo mudar as coisas também."
Questão susceptibilidade
Dra. Ee Lin Lim, também da equipe de pesquisa da Universidade de Newcastle, disse que embora fatores dietéticos já fossem conhecidos por terem impacto sobre a diabetes tipo 2, a pesquisa mostrou que a doença não tem de ser uma sentença perpétua."É fácil tomar uma pílula, mas é mais difícil mudar de estilo de vida para sempre. Pedir às pessoas para alterar seu peso realmente funciona", disse ela.No entanto, nem todos no estudo conseguiram ficar livre da diabetes."Tudo depende de quanto os indivíduos são suscetíveis ao diabetes. Precisamos descobrir por que algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras, então essas pessoas-alvo obesos. Não podemos saber as razões para que, neste estudo," disse o Dra. Lim.
Professor Edwin Gale, um especialista em diabetes da Universidade de Bristol, disse que o estudo não revelou nada de novo. "Nós já sabíamos que a fome é um bom remédio para diabetes. Se nós introduzirmos o racionamento amanhã, então poderemos livrar este país do diabetes"."Se você pode pegar as pessoas com diabetes no estágio inicial, enquanto as células beta ainda estão funcionando, então você pode atrasar o seu aparecimento, durante anos, mas você vai buscá-la mais cedo ou mais tarde, porque ela está no sistema."Mas Keith Frayn, professor de metabolismo humano na Universidade de Oxford, disse que o estudo de Newcastle foi importante.
"As pessoas que perdem grandes quantidades de peso após a cirurgia para alterar o tamanho do estômago ou de seu intestino, muitas vezes perdem a sua diabetes e já não precisam de tratamento. Este estudo mostra que um período de acentuada perda de peso pode produzir a reversão mesmo do diabetes tipo 2. Ele oferece uma grande esperança para muitas pessoas com diabetes, embora deva-se dizer que nem todos irão encontrar ser possível seguir a dieta extremamente baixa em calorias utilizadas neste estudo."
Dr. Iain Frame, diretor de pesquisa da organização britânica Diabetes UK, que financiou o estudo, disse que a dieta não é fácil de cumprir.
"Essa dieta drástica só deve ser realizada sob supervisão médica. Apesar de ser um teste muito pequeno, estamos ansiosos para resultados futuros e em particular para ver se a reversão permanecerá no longo prazo."
(Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/health-13887909 - acesso em 24 jun.2011.)

2 comentários:

  1. OLA ACHEI INTERESSANTE O ESTUDO , MAS EU DESENVOLVI O DIABETES NO ULTIMO ANO E MEIO , EMAGRECI 25 KILOS MAIS OU MENOS, PERDI CABELO,
    NÃO VOLTEI E ENGORDAR , E AGORA ESTOU NUMA FAZE EM QUE O DIABETES ESTA ALTO , ESSA DIETA SE APLICARIA NO MEU CASO TBM.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Destaco um trecho da reportagem acima: "Essa dieta drástica só deve ser realizada sob supervisão médica."
      Diabetes é coisa séria e não se pode subestimar a situação, ok? Há diferença substancial entre os tipos de Diabetes e seu médico (médica) deverá dar a orientação precisa para você. Mudança de estilo de vida, com certeza, é essencial.
      Qualidade da alimentação, prática de atividades físicas e, eventualmente, medicação são os passos a seguir, disciplinadamente.
      Não deixe para depois o enfrentamento do problema, ok?
      Um abraço.
      Joni

      Excluir