Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIABETES e ALTAS DOSES DE ESTATINAS

Meta-análise publicada no The Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que altas doses de estatinas podem aumentar o risco de diabetes mellitus, quando comparadas a doses moderadas da medicação.
Em 5 ensaios clínicos com estatinas, envolvendo cerca de 33.000 participantes e com duração média de um ano de seguimento, doses elevadas de estatina (80 mg/dia), foram associadas ao aumento de casos novos de diabetes mellitus, quando comparadas ao uso de doses moderadas desta medicação. Entretanto, doses elevadas de estatinas protegem mais contra eventos cardiovasculares (infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e morte por doenças cardíacas) do que as doses moderadas.
Os pacientes em uso de estatinas devem ter sua glicemia monitorada pelo menos uma vez ao ano. Caso ela esteja elevada, eles devem receber a orientação e o tratamento adequados em cada caso. De acordo com os pesquisadores, apenas 20% dos pacientes em uso de estatinas precisam de doses elevadas. Já 80% usam doses moderadas do medicamento.
Os autores reconhecem algumas limitações da presente pesquisa e relatam que esta hipótese deve ser estudada com a continuidade de novos ensaios clínicos.
(Fonte: JAMA – The Journal of the American Medical Association – Volume 305, número 24 de 22/29 de junho de 2011
NEWS.MED.BR, 2011. Estatinas em doses altas podem aumentar o risco de diabetes mellitus, segundo artigo do JAMA. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2011.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário