Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

ARGENTINA "UM POUCO MAIS" LIVRE DE FUMO

QUANDO SERÁ QUE A SENHORA QUE PRESIDE O BRASIL
VAI TOMAR ALGUMA ATITUDE SEMELHANTE?
 A presidente argentina, Cristina Kirchner, promulgou nesta segunda-feira uma lei que proíbe o fumo em ambientes públicos e veta a publicidade de cigarros em "todo tipo de atividade ou evento".Kirchner disse que a lei procura, sobretudo, preservar a saúde na Argentina, onde 30% da população adulta fuma e a cada dia cerca de 110 pessoas morrem por causa do tabagismo.
A lei determina a proibição de fumar em ambientes públicos e locais de trabalho, impede a publicidade e patrocínio de atividades de empresas tabagistas para promover suas marcas, além de obrigar os fabricantes a incluir mensagens nos maços de cigarros que alertem sobre os efeitos nocivos para a saúde.
Por outro lado, continuará sendo permitido fumar em pátios, terraços e balcões, a menos que estes espaços pertençam a hospitais e escolas.
Cristina se identificou como uma "convertida", visto que durante "muitíssimos anos" fumou dois maços de cigarros por dia, e revelou que seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, chegou a fumar quatro maços diários.
"Parei de fumar em 31 de dezembro de 1988 à meia-noite. Nesse mesmo dia fumei um atrás do outro e depois que apaguei meu último cigarro, nunca mais voltei a fumar. Quatro anos mais tarde ele (Kirchner), que vivia envolvido em uma nuvem de fumaça e com os dedos amarelos, deixou de fumar", contou. A presidente disse que fica incomodada que fumem ao seu redor e tenta convencer seus dois filhos a pararem de fumar.Por outro lado, a governante ressaltou que a lei não vai afetar financeiramente as províncias produtoras de tabaco, pois, argumentou, a maior parte da produção argentina é exportada.
Segundo um estudo da Sociedade do Câncer dos Estados Unidos, a Argentina está na terceira colocação do ranking de consumo per capita de tabaco nas Américas.
(com Agência EFE)
(FONTE:   Veja on line, 14/06/2011 - http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/argentina-promulga-lei-antifumo - REDE ACT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário