Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DIABETES: tratamento de dor neuropática

Entidades acabam de estabelecer uma nova diretriz sobre as opções mais eficazes para o tratamento da neuropatia diabética.
O documento reconhece que Lyrica (pregabalina), da Pfizer, é eficaz no tratamento da neuropatia diabética e é capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente. A diretriz aponta ainda outras opções de tratamento a serem consideradas, porém, Lyrica foi o único a receber a recomendação nível “A”.
Esse tipo de diretriz é importante para que médicos possam ter mais recursos para gerenciar a dor em seus pacientes, especialmente no caso de uma doença de difícil tratamento como a dor neuropática.
Uma das formas de danos nervosos causados pelo diabetes é a neuropatia periférica diabética – estima-se que 20% dos diabéticos sofram também dessa enfermidade. A prevalência tem crescido, já que os casos de diabetes no mundo não param de aumentar.
A doença provoca queimação, choques, formigamento, pontadas e sensibilidade exagerada nos pés e mãos, fazendo com que o toque de um lençol seja capaz de causar incômodo. A neuropatia diabética pode tornar o paciente incapacitado, pois impacta na locomoção (caminhar), sono, trabalho, humor e outras atividades cotidianas.
Para melhorar a qualidade de vida do paciente, do diagnóstico e tratamento de uma doença, são criadas diretrizes por organizações e sociedades médicas. Elas funcionam como consensos baseados em estudos clínicos, literatura médica e discussões realizadas entre especialistas, que apontam a melhor opção de tratamento ou critérios de diagnósticos mais precisos, por exemplo. As diretrizes são atualizadas periodicamente e acompanham as descobertas e inovações da medicina.
Converse com seu médico a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário