Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2011

DIABETES: COMPLICAÇÕES AUDITIVAS EM CRIANÇAS

Causador de diversas seqüelas quando mal controlado, o diabetes pode também provocar perda de audição, prejudicando a percepção de sons agudos. O problema pode ocorrer em qualquer idade e pode estar presente também em pessoas não diabéticas que sofrem de hipoglicemia reativa, que se caracteriza por queda significativa da glicose no sangue após a ingestão de doces. Quem explica é o otorrinolaringologista Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, professor aposentado da Universidade Federal de São Paulo e integrante da equipe do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Pedro Albernaz – “A perda de audição por alterações da glicemia ocorre em duas situações. Na primeira, ela acontece como efeito da hipoglicemia reativa. Nesse caso, a alteração auditiva é reversível e melhora quando se corrige o nível de glicose no sangue.
Numa pessoa diabética, a falta de controle glicêmico pode levar a alterações vasculares que comprometem o ouvido, afetando a percepção dos sons mais agudos. Os vasos sangüíneos que irrigam o ouvido são muito pequenos e a perda de flexibilidade dos glóbulos alterados pela glicemia torna difícil que eles consigam atravessar esses vasos muito pequenos.
Outra seqüela possível para o diabético é a surdez súbita, quando o paciente perde de repente a audição em um dos ouvidos. Esse problema, mais comum em diabéticos, muitas vezes pode ser corrigido se for feito um tratamento imediato com vasodilatadores. A surdez súbita tem de ser tratada como um caso de emergência, mas é comum que a perda se torne definitiva porque não foram tomadas medidas imediatas.
O comprometimento da audição no diabético pode ocorrer em qualquer idade. Estudos realizados na Unifesp mostraram que crianças diabéticas também podem apresentar problemas de audição. A pesquisa, feita com 30 crianças diabéticas entre 7 e 12 anos de idade, verificou que mais de 70% delas tinham comprometimento auditivo, contra 40% das crianças não diabéticas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário