Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011

FUMÓDROMOS


A OPAS-Brasil (OrganizaçãoPanamericana de Saúde) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer - INCA e a Universidade de São Paulo realizarão um estudo que permitirá mensurar a influência exercida pela fumaça dos produtos de tabaco em ambientes de uso coletivo sobre a saúde das pessoas. Os detalhes da pesquisa foram definidos recentemente, em reunião ocorrida no Instituto do Coração – INCOR-USP, em que estiveram presentes Glauco Oliveira (OPAS-Brasil), Valéria Cunha (INCA) e Jaqueline Issa (INCOR-USP).
O estudo será conduzido pelo Instituto do Coração – INCOR-USP, durante os meses de julho e agosto, usando a monoximetria como um indicador para avaliar a qualidade do ar inalado pelos trabalhadores e freqüentadores dos locais que serão visitados. Os dados serão coletados em bares e restaurantes das cidades de Brasília e Porto Alegre, que possuam áreas reservadas para fumantes. O uso desta metodologia já está estabelecido em fumantes e não fumantes moradores da cidade de São Paulo.
Os fumantes passivos são uma parte expressiva dos pacientes acometidos por doenças relacionadas ao uso do tabaco e os resultados da pesquisa serão uma contribuição da OPAS para documentar as evidências dos males causados pelo tabagismo em apoio à implementação do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CQCT-OMS no país.
Outro fator positivo é que a conclusão do estudo pode influenciar a tramitação do PLS n.315/08, http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=87057 que proibe o uso de produtos de tabaco em ambientes fechados, que está com o relator da Comisão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado.
A iniciativa será financiada conjuntamente pela OPAS-Brasil, INCA e INCOR-USP e os resultados obtidos poderão ser utilizados como referência para parlamentares e gestores públicos, responsáveis pela aprovação e implementação de políticas públicas para o controle de tabaco.
Por um mundo sem tabaco
 (Fonte: Por Um Mundo Sem Tabaco - INCA - Informe Especial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário