Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CAMINHADA: IMPACTO DIRETO NA SAÚDE CARDÍACA

Uma nova pesquisa descobriu que caminhar aumenta a capacidade das artérias do coração de se expandir e se dilatar, um processo conhecido como vasodilatação, por quase 50%. E ter artérias mais elásticas é um sinal de sistema cardiovascular mais robusto, menos susceptível a ataques e outras doenças cardíacas.
Participaram do estudo 212 homens e mulheres, com idade entre 60 e 72 anos, sem antecedentes de doença cardíaca. Especificamente, os participantes com "níveis de atividade física moderada" – o equivalente a uma hora de caminhada por dia – tinham artérias coronárias quase 50% mais dilatadas do que os com "níveis mais baixos de atividade".
Michael McConnell, professor de medicina cardiovascular, disse que se você se exercita mais, seus vasos dilatam mais. E quanto mais um vaso dilata, mais saudável fica. “Aqueles que incluem atividades de alto nível, como tênis ou natação, pelo menos uma vez por semana, dilatam em dobro o coração”, acrescenta.
Embora não seja novidade que o exercício moderado a intensivo reduz o risco de doença cardíaca, McConnell afirma que o estudo é importante porque mostra aos pacientes que a caminhada tem um impacto direto na saúde cardíaca.[Telegraph]

Um comentário: