Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

DIABETES e FESTA JUNINA

Os pratos típicos da Festa Junina são uma forma de retribuição a São João e a São Pedro pelas chuvas, que beneficiam as plantações. Como é uma época de colheita de vegetais tipicamente americanos como: milho, amendoim, batata-doce e mandioca, são comuns os pratos à base desses ingredientes.
Como a comilança é bastante farta nesta época. É importante seguir algumas dicas para quem possui diabetes e para que não haja um ganho de quilinhos extras!
As preparações, em sua maioria, são ricas em carboidratos e açúcares, porém, há substituições no cardápio para se manter um bom controle do índice glicêmico e de peso.
O programa alimentar do diabético deve ser equivalente ao do dia a dia. O arroz e o macarrão são alimentos substituíveis por: milho cozido, batata doce, pamonha, canjica, pipoca, cuscuz, por exemplo. No grupo das proteínas existe, hoje em dia, uma larga escala de opções como: espetinhos de frango, carne e queijo.
Mas o cuidado com os doces típicos são essenciais! Principalmente no tamanho das porções e quantidade ingerida! Pois sobremesas como frutas não são substituíveis por doces devido ao seu teor de açúcares e deficiência em vitaminas e minerais.
Já com relação às bebidas alcoólicas, pessoas com diabetes devem ser orientadas ao máximo sobre sua restrição, prevenindo desta forma episódios de hiperglicemia e hipoglicemia.
Caso tenha diabetes procure seu nutricionista para fazer um planejamento adequado de substituição dos alimentos. A consciência na hora das escolhas é primordial para o cuidado da saúde!
Aproveite bastante as festas!
RECEITA CURAU DE MILHO VERDE DIET
Rendimento: 12 porções
INGREDIENTES
- 400g de milho natural em grão (cru)
- 4 copos de leite desnatado
4 colheres de sopa de adoçante culinário
- 1 colher de sopa de margarina
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- casca de 1 laranja
- canela para polvilhar


MODO DE PREPARO:

Bater o milho no liquidificador com 2 copos de leite e passar por uma peneira. Juntar o restante do leite e os demais ingredientes na seqüência. Cozinhar em fogo brando até obter um creme. Dividir em taças e polvilhar com canela. Servir gelado.
Isabella Carneiro
Nutricionista da Rede Hortifruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário