Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

RETINOPATIA DIABÉTICA PROLIFERATIVA

Medicamento propiciou menos aplicações de laser e pouca destruição da retina
Uma pesquisa do setor de Retina e Vítreo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP associou terapia a laser ao uso do medicamento anti-fator de crescimento endotelial (VEGF) no tratamento da retinopatia diabética proliferativa.
O estudo, liderado pelo professor Rodrigo Jorge, da FMRP, conseguiu melhora do inchaço da mácula e maior preservação do campo visual dos pacientes atingidos pela doença.
Desde 1980, o tratamento de retinopatia diabética proliferativa é feito com aplicação de laser para cauterizar os vasos sanguíneos próximos à retina, que em função da doença sofrem sangramentos e podem levar a cegueira. “Entretanto, o laser que cauteriza esses vasos também destrói tecido sadio. Um efeito colateral desse tratamento a laser pode ser o inchaço da região central da retina, chamada mácula, que se localiza bem no centro do fundo do olho”, afirma o professor.
Na pesquisa liderada pelo professor Jorge, a associação do laser ao VEGF mostrou excelentes resultados. “O uso do medicamento é uma vacina, que possibilitou menor número de aplicações de laser e, consequentemente, há pouca destruição da retina. Ao mesmo tempo, há menor inchaço da mácula, mantendo um melhor campo visual”, afirma Jorge.
Prêmio
O estudo Panretinal photocoagulation (PRP) versus PRP plus intravitreal ranibizumab for high-risk proliferative diabetic retinopathy”, recebeu o prêmio “Lucentis de Retina e Vítreo” destinado ao melhor trabalho envolvendo assuntos relacionados a angiogênese retiniana experimental ou clínica, durante o XX Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, realizado em Campo Grande, em abril deste ano.
A pesquisa contou com a participação do professor André Messias, que fez os exames de eletrorretinografia e comprovou ocorrer maior preservação das células neurais da retina. “Ele conseguiu captar maiores estímulos elétricos das células que estavam funcionando na retina, após o tratamento associado”, descreve o professor Jorge.
Os resultados da pesquisa são tema da tese de doutorado do pós-graduando José Afonso Ramos Filho e já foram aceitos para publicação em periódico Oftalmológico, o que deverá acontecer no segundo semestre deste ano.
Mais informações: (16) 3602.2523, com o professor Jorge, ou pelo e-mail: rjorge@fmrp.usp.br
(Fonte: Rosemeire Soares Talamone, do Serviço de Comunicação Social da Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto - imprensa.rp@usp.br / http://www.usp.br/agen/?p=59966)

7 comentários:

  1. MEU ÚNICO FILHO DE 26 ANOS TEM ESSE PROBLEMA ( RETINOPATIA DIABÉTICA) E NÃO ENXERGA COM UM DOS OHOS . O OUTRO OLHO ENXERGA 30%. FOI OPERADO 3VEZES . A SEMANA PASADA FOI INTERNADO POIS OS MÉDICOS CONSTATARAM QUE SEUS RINS ESTAVAM FUNCIONANDO 15%. PEÇO AJUDA POIS ESTAMOS SOFRENDO MUITO.
    MORAMOS NA ENSEADA GUARUJÁ. E-MAIL tonsouza1959@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amigo de 44 anos e está com retinopatia diabética proliferativa. Ainda não verificou os níveis de uréia e creatinina, mas pode ser que os rins também estejam comprometidos. Gostaria de saber que como posso ajudá-lo a ter acesso ao tratamento de fotocoagulação (que já está fazendo) associado ao anti VEGF. Meu e-mail é anderson_spinola@yahoo.com, não acrescente ".br". Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Tenho meu Pai tem 56 anos esta com retinopatia diabética proliferativa complicada em ambos os olhos, não esta enchergando mais nada em ambos, o olho esquerdo ja esta perdido, o direito o médico que esta atendendo ele falou que terá que fazer urgente uma CIRURGIA DE VITRECTOMIA POSTERIOR + MEMBRANECTOMIA + ENDOLASER + ÓLEO/GÁS, o custo dessa cirurgia é muito caro e a chance de melhorar é minima, quero ver se alguem pode me ajudar, meu e-mail: fa.hod2@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Amigos,

    Eu acabei de criar minha própria petição e espero que possam assiná-la. Ela se chama: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): Incluam a terapia antiangiogênica para pacientes com RETINOPATIA DIABÉTICA..

    Eu realmente me preocupo sobre este assunto e juntos nós podemos fazer algo a respeito disso! Cada pessoa que assina nos ajuda a chegarmos mais próximo do nosso objetivo de assinaturas -- será que você pode nos ajudar assinando a petição?

    Meu pai e outras várias pessoas tem esse mesmo problema.

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Agencia_Nacional_de_Saude_Suplementar_ANS_Incluam_a_terapia_antiangiogenica_para_pacientes_com_RETINOPATIA_DIABETICA/?launch

    ResponderExcluir
  6. Parabéns. Vamos divulgar a iniciativa sua.

    ResponderExcluir
  7. ( RETINOPATIA DIABÉTICA) Já entrei nesse site pedindo ajuda para meu único filho que na ocasião estava com 26 anos de idade e operado 3x dos olhos e só enxerga com um. Hoje tem 29 anos de idade e recentemente transplantado dos rins. Fui sua doadora, pois o diabete afetou também seus rins. Peço ajuda, em nome de Jesus. email : tonsouza1959@terra.com.br. Rosicler Reis

    ResponderExcluir