Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

MITOCÔNDRIAS CEREBRAIS e ATIVIDADES FÍSICAS

Mitocôndrias são organelas constituidas por duas membranas, a externa lisa e a interna pregueada. Elas tem uma certa importancia para o funcionamento celular, principalmente para a respiração. Para que a célula desempenhe suas funções ela depende de várias reações quimicas que ocorrem dentro da mitocôndria, fornecendo energia a partir da quebra de glicose; esse fornecimento provém do Ciclo de Krebs que ocorre no interior da mitocôndria. Além disso na membrana mitocondrial é que ocorre o sistema transportador de elétrons, que também fornece ATP. (Fonte: http://patologiaacademica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html)
Que as atividades físicas são boas para o próprio físico ninguém duvida. Mas será que movimentar-se também ajuda as funções cerebrais?
Na verdade, já se sabe que os exercícios físicos também têm uma série de efeitos mentais positivos, tais como aliviar a depressão e melhorar a memória.
O que os cientistas não sabiam até agora era o mecanismo por trás desses efeitos mentais - como é que mexer o corpo afeta o cérebro?
Mitocôndrias
Há muito tempo os cientistas sabem que as atividades físicas aumentam o número das mitocôndrias nas células musculares.
Como a mitocôndria é responsável pela geração de energia na célula - ela é chamada de usina de força - acredita-se que este aumento numérico seja o responsável muitos dos efeitos positivos dos exercícios físicos, como o aumento da força ou da resistência.
Agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul (EUA) descobriram que o exercício físico regular também aumenta o número de mitocôndrias nas células do cérebro, uma possível explicação para os benefícios mentais das atividades físicas.
Resistência mental
Os experimentos sugerem que os exercícios físicos aumentam o número de mitocôndrias do cérebro de forma muito parecida com o que ocorre com as mitocôndrias nos músculos.
Isto tornaria o cérebro mais resistente à fadiga, com um efeito mental direto e um efeito indireto também sobre o próprio desempenho físico.
Os pesquisadores também sugerem que este aumento no número de mitocôndrias do cérebro pode ter implicações clínicas para transtornos mentais, o que tornaria os exercícios físicos um tratamento potencial para transtornos psiquiátricos, doenças genéticas e doenças neurodegenerativas.
Ou para aliviar as tensões do dia-a-dia, produzindo um efeito de aumento de resistência também mental.
(Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=cerebro-cansado-exercicios-fisicos&id=7000&nl=nlds)

3 comentários:

  1. ME AJUDOU MUITO ESSE SITE .

    ResponderExcluir
  2. valeu .... ajudou no meu trabalho de biologia..

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Procurei acertar a "questão das cores das letras".
    O fato é que mudei, há pouco, o design e isto está dificultando a leitura de alguns textos (antes o fundo era preto e o amarelo sobressaia em algumas situações).
    Desculpe o incômodo e espero compreensão.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir