Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

TUBERCULOSE: NÚMERO DE DOENTES ESTÁ DIMINUINDO

Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga que, pela primeira vez, o número de pessoas que adoecem de tuberculose (TB) a cada ano está diminuindo. Os novos dados também mostram que o número de pessoas que morrem da doença caiu para o menor nível em uma década. No entanto, o progresso atual está em risco, especialmente os esforços para combater a tuberculose resistente a medicamentos, devido ao subfinanciamento.
O novo relatório diz que:
  • O número de pessoas que adoeceu com tuberculose caiu para 8,8 milhões em 2010, após um pico de cerca de nove milhões em 2005;
  • As mortes por tuberculose caíram para 1,4 milhões em 2010, após terem atingido 1,8 milhões em 2003;
  • A taxa de mortalidade da tuberculose caiu 40% entre 1990 e 2010. E todas as regiões, exceto a África, estão a caminho de atingir um declínio de 50% na mortalidade até 2015;
  • Em 2009, 87% dos pacientes tratados foram curados, com 46 milhões de pessoas tratadas com sucesso e sete milhões de vidas salvas desde 1995. No entanto, um terço dos casos de tuberculose estimados em todo o mundo não são notificados e, portanto, não se sabe se eles foram diagnosticados e tratados adequadamente.
“Menos pessoas estão morrendo de tuberculose e menos estão adoecendo. Este é um grande avanço. Mas não é motivo para complacência”, segundo Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU, que também diz que "Muitos milhões ainda desenvolvem tuberculose a cada ano e muitos morrem”.
A Diretora Geral da ONU, Dra. Margaret Chan, disse que “O desafio agora é construir esse compromisso, para aumentar o esforço global e prestar especial atenção à ameaça crescente da tuberculose multirresistente".
Progresso espetacular foi feito na China, onde a taxa de mortalidade caiu quase 80% entre 1990 e 2010. No Quênia e na Tanzânia, também tem havido um declínio substancial na última década, após um pico ligado à epidemia do HIV.
O relatório da ONU também apresenta o desenvolvimento promissor de ferramentas para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença.

NEWS.MED.BR, 2011. Tuberculose: relatório da OMS divulga queda no número de pessoas que adoecem e morrem pela doença pela primeira vez. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário