Os voluntários que consumiram menos proteína ingeriram mais de mil calorias extras |
Comer pouca proteína aumenta a fome e o consumo de lanches, aponta estudo realizado pela Universidade de Cambridge. Cientistas comprovaram que comer um pouco mais do que a quantidade média de alimentos como carne, peixe, ovos e nozes pode ajudar a perder um quilo por mês.
Pesquisadores descobriram que pessoas que consumiam apenas 10% de proteínas ganhavam 260 calorias a mais do que os que consumiam 15%. Essas calorias extras eram obtidas por lanches antes das refeições.
Os pesquisadores recrutaram 22 voluntários, todos de peso saudável e com idade entre 18 e 51 anos, para viver e comer sendo observados por eles. Diariamente eram oferecidos alimentos que pareciam os mesmos, mas tinham diferentes níveis de proteína.
A quantidade de gordura, por sua vez, foi constante, 30% do total de calorias da refeição, enquanto a proteína variou em 45%, 50% e 60% do total da refeição.
Os voluntários fizeram a mesma quantidade de exercícios (uma caminhada de uma hora por dia) e outras atividades para que nenhum deles comesse apenas por tédio ou estresse.
O estudo apontou que as pessoas que consumiram menos proteínas ingeriam em média 1.036 calorias extras durante um período de quatro dias, enquanto os que ingeriam mais proteínas não comiam a mais do que já era dado pelos cientistas.
Além disso, os que comeram mais proteína sentiam mais saciedade. O estudo foi publicado na revista PLoS One.
(Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/10/14/ingerir-pouca-proteina-aumenta-a-fome.jhtm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário