Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

NINGUÉM QUER MAIS OS "FUMÓDROMOS": NEM BARES E RESTAURANTES


 
MARCELO WOELLNER PEREIRA:“Em lugar fechado não se fuma e pronto. É melhor assim”.
Vejam bem como as coisas funcionam (ou porque não funcionam!) neste País.
A Mãe-Dilma precisa de dinheiro para cobrir rombos que persistem em aparecer aqui-e-ali, edita a Medida Provisória nº 540 que, dentre outras questões aumenta a tributação sobre o cigarro no país. E não fez isto por um viés de saúde pública e sim de arrecadação, tão somente. 
Acontece que a relatoria desta MP na Câmara de Deputados coincidentemente  coube a um senhorzinho de sua terra de origem e que tem conexões com o setor do fumo no Rio Grande do Sul,  Dep. Renato Molling (PP-RS).
Repentinamente, do relatório deste deputado federal “pinta” uma série de emendas, com o intuito de transformar a MP em uma Lei Nacional Antifumo e que, obviamente, tem o apoio irrestrito da indústria da morte. 
Seria diferente? Onde já se viu desagradar tal poderio econômico-financeiro, não? Estas emendas saíram da cabeça de quem? Sutis sugestões de executivos que fedem a tabaco? Sutis sugestões ou eficientes determinações?
Quem pode manda, obedece quem tem juízo? É isto o que está acontecendo? Sob a cínica capa de respeito às liberdades individuais estão querendo que todos aceitemos as vestes de idiotas de plantão. E, absurdamente, nem a imprensa tem acesso ao texto que se pretende colocar em votação brevemente.
Outra barbaridade aceita até o momento pelo nosso legislativo e sem ainda nenhuma contestação jurídica é o que também está acontecendo neste caso: interesse de grupos faz com que se aproveite a edição de uma MP e nela se enxerte qualquer outro assunto.
Uma das emendas do deputado gaúcho que tem em seu quintal uma poderosa subsidiária da British American Tobacco, a conhecida Souza Cruz, pode voltar a permitir o fumo em ambientes fechados, contrariando leis aprovadas em estados como o Paraná (Lei 16.239/09) e em discordância total ao que se está discutindo no Senado Federal, no PL 315/08, de autoria do Senador Tião Viana.  Por que embutir este assunto nesta MP? Suspeitíssimo, não?
A suspeição é total porque a proposta deste deputado federal gaúcho autoriza a abertura de estabelecimentos exclusivos para fumantes, cuja entrada seria proibida para menores de 18 anos. Uma placa na fachada identificaria o local: tudo o que o diabo gosta!
Só que estão aparecendo entraves e isto aturde os espertalhões. 
Um exemplo gritante e com o qual a indústria da morte e seus asseclas não contavam é este: donos de restaurantes e bares não aprovam ideia.
A seção paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) não quer mudanças na lei e considera a proposta do deputado federal Renato Molling um retrocesso.
Para o presidente da Abrasel-PR, Marcelo Woellner Pereira, os bares e restaurantes já estão adaptados à Lei Antifumo estadual e consideram que, em longo prazo, houve mais ganhos do que perdas com a proibição de se fumar em lugares fechados.
Para Woellner, criar locais específicos poderia abrir brechas para a volta dos fumódromos.
“Muitos bares abririam com este perfil, de ser algo específico para fumantes, e depois poderiam fazer uma divisória e acrescentar uma parte para não fumantes. Isso geraria confusão entre os proprietários e ficaria difícil de fiscalizar. Melhor não abrir brechas”, diz ele, que considera importante haver uma regra geral para não gerar confusão.
“Em lugar fechado não se fuma e pronto. É melhor assim”.
Se até aqueles que sempre foram utilizados como escudos por esta indústria maldita se manifestam publicamente  sobre “mais ganhos do que perdas” em relação às leis antifumo, como continuar farsa de atenção ao “princípio fundamental da liberdade” e  ao “livre arbítrio”.
Outra questão levada em consideração pelos proprietários é a saúde de trabalhadores do setor, como garçons, cozinheiros e auxiliares de limpeza. Pesquisas internacionais demonstram que, em um ambiente fechado, a fumaça gerada coloca em risco a segurança ocupacional dos funcionários, o que pode gerar processos na Justiça para o proprietário que expusesse os funcionários a riscos, situação, aliás, prevista pela nossa CLT.
E Mãe-Dilma finge que está morta! E seu Ministro da Saúde parece "biruta de aeroporto".
Este nosso país não merece os governantes que tem!
(Fonte: Com base no texto da Gazeta do Povo, 7/10/2011
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1177575&ch=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário