Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO USO DE PEDÔMETRO

Pacientes que usam um pedômetro para registrar o número de passos que dão por dia após a cirurgia de bypass gástrico são mais ativos e podes ser mais saudáveis, sugere um novo estudo.
"Vimos um aumento da perda de peso, melhorias na pressão arterial, e melhorias no HDL [lipoproteína de alta densidade] e mais atividade com o pedômetro,"  Dr. John Morton, que liderou o estudo na Universidade de Stanford School of Medicine em Stanford, Califórnia, disse à Reuters Health.
 "O pedômetro é uma intervenção de baixo custo que realmente fez aumentar a perda de peso," diz Dr. Morton.
 Em 03 de outubro, na reunião anual da Sociedade Obesidade em Orlando, Florida, Dr. Morton apresentou resultados de um estudo randomizado em que 111 pacientes com bypass gástrico foram encaminhados, quer para um grupo de pedômetro (n = 60) ou um grupo controle (n = 51).
Pacientes no grupo pedômetro aumentaram o número de passos que eles deram diariamente: de uma média de 3.606 no início até 7150 após seis meses (p <0,01).
Mesmo não tendo resultado nenhum  conhecido para o grupo controle, porque os pacientes não têm pedômetros - a equipe de pesquisa descobriu que os usuários de pedômetro também queimaram mais calorias por semana: uma média de 171 kcal / kg em comparação com 124,9 kcal / kg na grupo controle (p <0,01).
 Aos três meses, colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) aumentou 1,1% no grupo pedômetro, mas para baixo de 11,5% no grupo controle (p = 0,02).
 Os usuários do pedômetro também tiveram uma queda de 16,8% em triglicérides / HDL, enquanto o grupo controle apresentou um aumento de 19,9% (p <0,01).
 As caminhadas extras tendem a aumentar a perda de peso, embora não com um efeito estatisticamente significativo. Em três meses, os usuários do pedômetro tinham perdido 55,1% de seu excesso de peso, enquanto o grupo controle tinha perdido 49,1%.  No últimos resultados que o Dr. Morton retransmitiu por telefone, em seis meses, o grupo-pedômetro perdeu 87% pedômetro enquanto o grupo-controle perdeu 80%.
 "Um outro benefício é o que você vê logo no início," Dr. Morton disse, mais cedo do que naqueles que não usam pedômetros. A atividade aumenta logo após a cirurgia, diz ele, e isto pode diminuir o risco de coágulos sanguíneos. 
O efeito Hawthorne pode explicar porque pessoas com pedômetros andam mais, o Dr. Morton diz. Como os trabalhadores envolvidos em experimentos de produtividade nas fábricas Hawthorne Works, na década de 1920, as pessoas que sabem que estão sob estudo podem melhorar seu desempenho. 
"Eu recomendo um pedômetro para qualquer paciente. Andar a pé é fácil de fazer, pode-se fazê-lo em qualquer lugar e você pode ver claramente uma vantagem", diz Dr. Morton.
 Em seguida, ele e sua equipe planejam estudar se o uso pedômetro traz benefícios a longo prazo.
(Fonte: Texto de Rob Goodier - http://www.medscape.com/viewarticle/751223)

Nenhum comentário:

Postar um comentário