Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DIABETES: ENZIMAS DO FÍGADO COMO NOVOS BIOMARCADORES?


As enzimas do fígado, alanina aminotransferase hepática (ALT) e γ-glutamil transferase (GGT) são potencialmente úteis para prever o risco de desenvolvimento de diabetes em jovens adultos, de acordo com um estudo publicado online na Diabetes Care, em 27 de setembro.
Manh Quoc Nguyen, MD, MPH, da Tulane University, em Nova Orleans, e colegas examinaram a associação e previsibilidade potencial de ALT e GGT para o início da pré-diabetes e diabetes tipo 2 em jovens adultos saudáveis. Fatores de risco cardiometabólico, incluindo ALT e GGT, foram medidos em 874 adultos com níveis normais de glicemia, 101 com pré-diabetes, e 80 com diabetes durante um acompanhamento de adultos jovens (idade média de 25,1 anos) para uma média de idade de 41,3 anos.
Os investigadores descobriram uma tendência significativamente adversa na taxa de prevalência de estado de diabetes do adulto tanto para pré-diabetes e diabetes com base nos quartis da ALT basal e os níveis de GGT.  
"Essas descobertas em adultos jovens sugerem utilidade clínica potencial da inclusão da ALT e GGT como biomarcadores em formulações para avaliação de risco para diabetes", escrevem os autores.
(Fonte: http://www.physiciansbriefing.com/Article.asp?AID=657574)

Nenhum comentário:

Postar um comentário