Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TABAGISMO e a OBESIDADE INFANTIL

 A prevalência da obesidade infantil é crescente nos Estados Unidos, e parece ser um preditor independente de risco cardiovascular aumentado na vida adulta.
Um recente estudo, publicado na conceituada revista médica Obesity, sugere que a presença de 4 fatores de risco tratáveis, relacionam-se com o desenvolvimento da obesidade infantil: tabagismo materno durante a gestação, elevado ganho de peso gestacional, curta duração do aleitamento materno, e duração reduzida do sono infantil (menos de 12 horas). A conclusão é do Dr. Matthew Gillman e seus colaboradores da escola de medicina de Harvard (Boston, Estados Unidos).
Aos 7 anos de idade, as crianças que apresentavam os 4 fatores de risco materno infantis tinham uma chance substancialmente maior de desenvolver a obesidade infantil, quando comparadas com aquelas que não apresentavam nenhum dos fatores de risco (28% versus 4%).
Os pesquisadores avaliaram dados de 948 crianças, desde o periodo gestacional até a idade de 7 anos.
”Esses quatro fatores de risco materno infantis, todos potencialmente tratáveis, podem explicar uma grande proporção dos casos de obesidade nesta faixa etária.Se pudermos implementar intervenções terapêuticas efetivas no combate de tais fatores de risco, poderemos dar um grande passo na prevenção da obesidade entre nossas crianças”, finaliza o Dr.Gillman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário