Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2011

LINGUAGEM DE NÃO-GÊNERO

Katy Butle­r, 16 anos, em um "teen cente­r" de Ann Arbor­ (The New York Times)

Há algumas semanas, Katy Butler, de 16 anos, atualizou seu status no Facebook com um entusiasmado recado para o Google+, o mais recente rival da rede social. ''Meu Deus, Google! Adorei! Estava me registrando no Google+ e eles perguntaram meu gênero. As escolhas eram homem, mulher ou OUTRO! Ai, seu Google!''
Katy, estudante de Ann Arbor, Michigan, encontrou o gênero 'outro’ pela primeira vez em um encontro de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, 'Queer’, Questionadores e Aliados (LGBTQQA), na sétima série. ''Para nós que fazemos parte da comunidade não conformada com os gêneros, é ótimo ver o Google tornar essa opção mais popular’', ela disse.
Embora o Google tenha criado a opção 'outro’ por questões de privacidade, em vez de escolha transgênero, jovens apoiadores de pronomes de gênero preferenciais ficaram encantados. Katy faz parte do crescente grupo de estudantes do ensino médio e universitários que estão questionando os papeis de gênero que a sociedade designa aos indivíduos simplesmente porque nasceram homem ou mulher.
''É preciso entender que não há nada de errado com sua sexualidade e com tudo que tem a ver com como você se sente por dentro’', disse Katy, explicando que no começo de cada reunião LGBTQQA os participantes primeiramente são questionados sobre os pronomes em inglês que gostariam que os outros usassem. ''O meu é 'she’ (ela), às vezes 'they’, 'them’ e 'theirs’ (que em inglês são neutros)''.
Os pronomes de gênero podem mudar com a frequência que a pessoa desejar. Se os pronomes do dicionário não forem suficientes, existem inúmeros pronomes inventados que hoje estão em uso, incluindo 'ze’ (mistura de 'she’ e 'him’, em inglês), 'hir’ (mistura de 'his’ e 'her’, 'dele’ e 'dela’), palavras que conotam ambos os gêneros porque, como Katy explicou, ''talvez um dia a pessoa acorde se sentindo mais como um garoto’'.
Os adolescentes têm, por natureza, tendência a se rebelar contra convenções adultas. À medida que o movimento de inconformidade com os gêneros ganha força entre os jovens, ''trata-se de rejeitar as gavetas em que os adultos tentam colocar as crianças ao assumir que sua identidade sexual rotula sua identidade pessoal’', disse o Dr. Ritch C. Savin-Williams, diretor do Laboratório de Sexo e Gênero da Universidade Cornell. ''Esses adolescentes estão combatendo a ideia de que seu equipamento define o que significa para você ser um garoto ou uma garota. Eles dizem: 'Não tem como você saber apenas olhando para mim. Não deduza nada’''.
Savin-Williams, que também é autor do livro 'The New Gay Teenager’, continuou listando alguns dos novos adjetivos que os jovens usam para se descrever: 'bi-curioso’, 'heteroflexível’, 'poliamoroso’ e até 'requebrador’.
As variações semânticas fazem parte de um esforço nascente no mundo todo de reconhecer algum tipo de terreno neutro entre feminino e masculino, começando desde cedo. No ano passado, uma pré-escola na Suécia, com o oportuno nome de Egalia, foi aberta com o objetivo de eliminar todas as tendências de gêneros ao se referir às crianças apenas como 'friends’(amigos, mas sem conotação masculina ou feminina), em vez de meninos ou meninas, bem como evitar todos os pronomes específicos de gênero.
Em setembro, a Austrália emitiu novas diretrizes de passaportes permitindo aos cidadãos informarem seu gênero oficial como masculino, feminino ou indeterminado. Na Grã-Bretanha, também se considera uma terceira categoria de gênero nos passaportes.
Nos Estados Unidos, o movimento transgênero está começando a encontrar defensores nas escolas. Hoje, existem quase 5 mil Gay-Straight Alliance Clubs, que são organizações nas escolas que oferecem apoio a adolescentes e registradas junto à Gay, Lesbian and Straight Education Network, organização nacional cuja missão é ''garantir que cada membro de toda a comunidade escolar seja valorizado e respeitado independente da orientação sexual ou identidade/expressão de gênero’'.
''Mais estudantes do que nunca pensam no que o gênero significa e estão usando essa linguagem para se livrar dos pressupostos de gênero masculino ou feminino’', disse Eliza Byard, diretora executiva da rede.
Também algumas faculdades estão começando a adotar linguagem de não-gênero.
Em setembro, estudantes do Pomona College em Claremont, Califórnia, votaram para editar a constituição estudantil para que ela só contenha linguagem neutra em relação a gêneros. Em 2009, a Assembleia dos Estudantes da Universidade de Michigan aprovou uma resolução eliminando pronomes específicos de gênero da Declaração de Direitos e Responsabilidades dos Estudantes.
Desde muito cedo, estava óbvio para Loan Tran, de 16 anos (cujos pronomes são 'ele’ e 'dele’ e 'they’ [neutro]), que seu gênero 'designado’ não se alinhava com os papeis prescritos pela sociedade.
''Se eu não disser meus pronomes, as pessoas acham que sou 'ela’, por causa da minha voz’', contou Loan, que é presidente da Gay-Straight Alliance em sua escola em Charlotte, Carolina do Norte.
Quando disse que, devido à natureza do seu nome e o fato de que a entrevista estava sendo conduzida por telefone, eu não fazia ideia se Loan havia nascido como menino ou menina, Loan respondeu: ''Ótimo!''
Apenas no final da conversa é que Loan revelou que havia sido 'designado’ como menina ao nascer.
Loan contou ter crescido numa família vietnamita tradicional, na qual os papéis masculinos e femininos são estritamente definidos.
''Primeiro, meus pais ficaram zangados porque eu não era uma extensão perfeita deles’', afirmou Loan. ''Mas agora eles estão tentando aprender mais sobre a comunidade’'. Loan é embaixador estudantil da Gay, Lesbian and Straight Education Network.
''Hoje, mais pessoas aceitam a comunidade gay e lésbica do que a comunidade de gênero neutro, que parece ser mais ameaçadora, eu suponho, porque tem impacto sobre uma fatia maior da sociedade’', disse Loan. ''Mas o importante é que temos um local seguro de reuniões para expressar nossos pronomes de gênero e sermos fiéis uns com os outros’'.
(Por The New York Times)
(Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/a-liberdade-de-escolher-seu-pronome)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário