Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O ESTRAGO DOS CIGARROS


Um cigarro já é o suficiente para prejudicar jovens adultos, diz estudo. Pesquisa observou aumento da concentração de substância prejudicial nos tecidos após o consumo de pouca quantidade de tabaco.
Tabagismo: ao contrário do que se pensava, apenas um cigarro é capaz de aumentar níveis de óxido nítrico no organismo
Tabagismo: ao contrário do que se pensava, apenas um cigarro é capaz de aumentar níveis de óxido nítrico no organismo (Thinkstock)
Segundo um estudo apresentado no 77º encontro anual da American College of Chest Physicians (ACCP — Academia Americana de Cirurgiões Torácicos), o consumo de somente um cigarro já pode ser o suficiente para causar prejuízos na saúde de jovens adultos.
Pesquisadores gregos promoveram um estudo envolvendo oito mulheres e oito homens com idade média de 23 anos e que fumavam menos de oito maços de cigarro por ano. O estudo observou que, após fumarem apenas um cigarro, a concentração de óxido nítrico nos tecidos das vias respiratórias dos participantes aumentou em 26%, enquanto os níveis de fração de óxido nítrico exalado diminuíram em 15,6%. A redução do fluxo de óxido nítrico é prejudicial à saúde.
Segundo Ubiratan de Paula Santos, pneumologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), já se sabia que a taxa de fração de óxido nítrico exalado diminui em fumantes, mas os motivos para isso acontecer ainda são desconhecidos.
ÓXIDO NÍTRICO
É um gás (NO) produzido no tecido por uma enzima chamada óxido nítrico sintetase. Sua produção é feita como resposta a processos inflamatórios, sendo mais comum em pessoas que têm asma, bronquite crônica e são expostas a poluição. Pode provocar a dilatação dos vasos e causar outras doenças.
FRAÇÃO EXALADA DE ÓXIDO NÍTRICO
É a porcentagem de NO presente no ar exalado por uma pessoa, que contém vários gases diferentes. Alguém exposto à poluição, por exemplo, apresenta essa fração aumentada. Entretando, em fumantes ela é diminuída, mas os motivos para isso acontecer são desconhecidos.
(Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/um-cigarro-ja-e-o-suficiente-para-prejudicar-jovens-adultos-diz-estudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário