Pesquisar este blog

domingo, 2 de outubro de 2011

CORNÉLIO PROCÓPIO - PR SAIU NA FRENTE DA INGLATERRA!

OBSERVAÇÃO: para quem não acreditar no título, dê uma olhada no post do dia 29 de setembro de 2011, com título "Ah! Se a moda pega! Proibida a exposição de cigarros nos PDV de Cornélio Procópio-PR.
Máquinas automáticas não poderão mais vender cigarros no Reino Unido (Thinkstock)
Entrou em vigor no Reino Unido, a partir deste sábado, lei proibindo a exposição dos maços de cigarro nas lojas e a venda em máquinas automáticas semelhantes às de refrigerante, como é comum no país. Espera-se que,com a nova medida, a taxa de fumantes caia dos atuais 21,2% da população para 18,5% até 2015.
O governo britânico já havia anunciado em março que iria traçar estratégias de controle ao tabagismo, principalmente para evitar o vício em adolescentes e em grávidas. Na Inglaterra, desde julho de 2007, é proibido fumar em locais públicos fechados e no trabalho, uma lei que foi implantada na Irlanda em março de 2004, na Escócia em março de 2006 e em Gales em abril de 2007.
Para dissuadir o cidadão de fumar, os cigarros e outros produtos relacionados deverão ser recolhidos a partir de sábado das prateleiras das grandes lojas permanecendo apenas atrás dos balcões e, a partir de 2013, também dos quiosques das lojas pequenas.
Serão proibidas também as máquinas automáticas de venda de cigarros, por permitirem o acesso de menores de idade ao fumo. Segundo uma pesquisa divulgada pela BBC, 10% dos fumantes com idades entre 11 e 15 anos compram seus cigarros nas máquinas, frente a 1% dos demais fumantes. Pubs, clubes, discotecas e restaurantes poderão ser multados em 2.875 euros.
Alto custo — Serão vetadas ainda as exibições de anúncios e imagens nas máquinas vendedoras de varejo em geral. Tudo para tentar dissuadir o fumante, que gasta atualmente em torno de oito euros por maço de 20 cigarros, preço que varia de acordo com a região e com o local de venda.
Apesar do elevado custo em comparação aos outros países (na Espanha, por exemplo, o mesmo maço custa 3,5 euros), que se explica pelos impostos, o Reino Unido conta com 10 milhões de fumantes, conforme os dados mais recentes da organização londrina World Cancer Research Fund. Os impostos sobre o tabaco subiram em março de 2% acima do Índice de Preços do Varejo (RPI), até 7%.
Uma polêmica consulta está nos planos do Governo questionando a possibilidade da obrigatoriedade dos fabricantes de empacotar os cigarros em maços sem rótulo. Caso essa pratica seja adotada, o Reino Unido será o primeiro país a ter essa lei.
A ideia de proibir a exposição de maços de cigarros ao público partiu do governo anterior trabalhista. O projeto foi revisado pelo atual governo, sendo muito bem recebido pelo setor de saúde.
Para a diretora de comunicação da British Heart Foundation, Betty McBride, "as políticas efetivas que protegem as pessoas desse perigoso hábito podem, e já o fazem, salvar vidas" disse para a revista especializada The Lancet. "Os fumantes têm quase o dobro de probabilidades de sofrer um ataque ao coração do que aqueles que nunca tocaram em um cigarro", lembrou Betty.
Uma recente pesquisa do YouGov revela que 47% dos britânicos fumantes apoiam a nova norma, contra 38% que se opõe.
(Com Agência EFE)
(Fonte: Rede ACT - Veja on line, 01/10/2011http://veja.abril.com.br/noticia/saude/reino-unido-proibe-a-exposicao-de-macos-de-cigarro-nas-lojas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário