Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

ACONSELHAMENTO MÉDICO DEFICIENTE

Menos da metade dos adolescentes são aconselhados pelo seu provedor de cuidados de saúde pediátrica para comer saudavelmente e se exercitar mais, mas as taxas de aconselhamento são mais elevadas entre os adolescentes obesos, de acordo com um estudo publicado na Pediatrics online, em 04 de junho.
Lan Liang, Ph.D., da Agência de Investigação de Saúde e Qualidade, em Rockville, Maryland, e colegas analisaram dados de adolescentes com idades entre 11 a 17 anos (6,911 meninas e 6.970 meninos) que participaram Pesquisa Painel de Despesas Médicas 2000 - 2007 e relataram ter pelo menos uma visita a um profissional de saúde nos últimos 12 meses.
Os pesquisadores descobriram que 47 por cento das moças e 44 por cento dos rapazes foram aconselhados por um profissional de saúde para comer saudavelmente, e 36 por cento dos meninos e meninas foram aconselhados a se exercitar mais. Meninos obesos e meninas foram significativamente mais propensos a ser aconselhados a comer de forma saudável (odds ratio [OR], 2,10 e 1,70, respectivamente) e mais exercício (OR, 2,37 e 1,90, respectivamente) do que os adolescentes com peso normal. Meninos e meninas com sobrepeso foram orientados a uma taxa muito menor do que os adolescentes obesos. Adolescentes que vivem no Nordeste americano, famílias de maior renda, com pais que tiveram pelo menos alguma educação universitária, ou que tinham uma fonte usual de cuidados médicos eram mais propensos a receber conselhos de dieta e de exercício.
"Maiores esforços devem ser feitos para incorporar orientações sobre triagem de obesidade infantil e aconselhamento na prática clínica", escrevem os autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário