Pesquisar este blog

domingo, 3 de junho de 2012

XIXI NA CAMA AO DORMIR: ENURESE NOTURNA


O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual, está recrutando crianças de seis a dezessete anos que tenham episódios de enurese noturna (xixi na cama ao dormir) pelo menos uma vez por semana.
O “Projeto Enurese” é multidisciplinar e conta com a atuação de profissionais do HC das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nefrologia Pediátrica e Neurologia Pediatria.
Segundo a coordenadora do projeto, Vera Koch, o objetivo é dar um olhar interdisciplinar para a enurese e identificar se o problema é um reflexo da imaturidade do desenvolvimento do indivíduo.
O “xixi na cama” é muitas vezes negligenciado pelos pais ou até mesmo por profissionais de saúde, entretanto, pode acarretar sérios problemas sociais e emocionais para quem sofre desse problema.
Antigamente a questão era enxergada somente como um transtorno psiquiátrico, no entanto, sabe-se hoje que podem existir outras causas.
A inscrição pode ser feita pelo telefone (11) 3091-1961. Após o cadastro inicial, a equipe envia alguns questionários pelo correio, juntamente com um envelope selado para que sejam devolvidos. A triagem é feita nas dependências do HC, por uma equipe que conta com médicas, psicólogos e fisioterapeutas.
As crianças e adolescentes passam por diversos procedimentos de avaliação, como exame físico, exames laboratoriais, polissonografia, avaliação psicológica e posturografia. 
A terapia recomendada pode envolver uso de medicamentos e/ou utilização de alarme, conforme a necessidade de cada paciente.
FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/06/01/sp-recruta-criancas-que-fazem-xixi-na-cama-para-pesquisa-e-tratamento.htm

2 comentários:

  1. Que medico procurar para meu filho de 13 anos que fax xixina cama

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Pelo texto, depreende-se a necessidade de uma competente intervenção terapeutica para tratar este problema.
    Pergunto: já tentou algum contato com profissionais da área através do número de telefone citado, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP?
    Faça isto e poderá obter uma ajuda especializada.
    Boa sorte.
    Joni

    ResponderExcluir