Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SUICÍDIO: CRESCE ENTRE JOVENS


Uma série de estudos publicada no periódico "Lancet" chama a atenção para um assunto tabu: o suicídio.
Segundo um dos artigos, essa é a primeira causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos. Entre os homens, o suicídio ocupa o terceiro lugar, depois de acidentes de trânsito e da violência.
No Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens, ficando atrás de acidentes e homicídios.
"As taxas sempre foram maiores na terceira idade. Hoje a gente observa que, entre os jovens, elas sobem assustadoramente", afirma Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.
Entre os jovens, a taxa multiplicou-se por dez de 1980 a 2000: de 0,4 para 4 a cada 100 mil pessoas.
Segundo o estudo, os adolescentes evitam procurar ajuda por temerem o estigma e que rumores sobre seus pensamentos suicidas se espalhem pela escola.
Há outra mudança no perfil dos que cometem suicídio. O risco, que sempre foi maior entre homens, tem aumentado entre as meninas.
Segundo Meleiro, isso se deve a gestações precoces e não desejadas, prostituição e abuso de drogas.
SILÊNCIO
O problema, porém, é negligenciado, como mostram dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). A entidade afirma que os casos de suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos e que 1 milhão de pessoas no mundo morrem dessa forma por ano.
No Brasil, estima-se que ocorram 24 suicídios por dia. O número de tentativas é até 20 vezes maior que o de mortes.
"O suicídio é uma epidemia silenciosa. E o preconceito em torno das doenças mentais faz com que as pessoas não procurem ajuda", diz Meleiro. Cerca de 90% dos suicídios estão ligados a transtornos mentais.
Editoria de arte/folhapress
Segundo a OMS, pouco tem sido feito em termos de prevenção. Os pesquisadores, da Universidade de Oxford e da Universidade Stirling, na Escócia, dizem que mais pesquisas são necessárias para compreender os fatores de risco e melhorar a prevenção.
Uma estratégia é limitar o acesso a meios que facilitem o suicídio, como armas.
Meleiro diz ainda que as pessoas costumam dar sinais antes de uma tentativa. "Acredita-se que perguntar se a pessoa tem pensamentos suicidas vai estimulá-la, mas isso pode levá-la a procurar ajuda."
A psiquiatra da infância e da adolescência Jackeline Giusti, do Hospital das Clínicas da USP, afirma que é importante prestar atenção a sinais de automutilação nos adolescentes, porque a prática aumenta o risco de suicídio.
"Professores, clínicos e pediatras têm que ficar atentos a essa possibilidade e investigar. É um sinal de que algo não está legal e merece cuidados. Em geral os adolecescentes que se mutilam são deprimidos, têm ansiedade e têm uma dificuldade enorme pra dizer o que estão sentindo ou para pedir ajuda." 
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1108498-suicidio-e-a-segunda-maior-causa-de-morte-entre-jovens-no-mundo.shtml

21 comentários:

  1. São muito interessantes as teorias, mas um propenso suicida como eu parece ser invisível. As pessoas não nos ouvem, não nos veêm.
    Sou profundamente afetado por insultos e calúnias constantes e deprimentes.
    A guerra mental que me encontro pode resultar em 1 segundo de decisão, a exemplo, apagar o farol da moto à noite em uma estrada de mão dupla e bater de frente com um carreta carregada, logicamente com um bilhete pronto no bolso inocentando o motorista.
    Luto para que, ultimamente, eu não tome esta decisão. Mas que já derramei muitas lágrimas na estrada e cheguei a apagar o farol é real.
    Me desespero, falta pouco, já não sei se da próxima vez não viro carne moída.
    E avida vai continuar, para os demais humanas desta desequilibrada e insana sociedade que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Nelson,
    Liga para mim (pode ser "a cobrar"):
    43 - 3523 1145
    43 - 9171 9556 (Vivo)
    43 - 9986 5595 (TIM)

    ou
    jonisilvacorreia@gmail.com

    LIGA! O QUE VOCÊ TEM A PERDER?
    Estou aguardando.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler o blog por completo e heis que sem estudar muito o assunto creio que possa ter enxergado que também deva existir um "suicídio social" não computado: basta largar tudo e sair andando e nos tornamos "desaparecidos".
    Número difícil de pontuar em nossas estatísticas, pois, quantos desaparecidos recuperamos e arguimo-los sobre o motivo do afastamento social?
    Depois, nós "humanos", ficamos estupefatos de indignação quando encontramos um pedinte ou morador de rua que é graduado, pós-graduado, poliglota e devorado pela própria sociedade nepotista, egoísta, individualista e desumana (diga-se de passagem paradoxal) que estamos inseridos.
    É isso aí mesmo... me fizeram acreditar "Estude para ter sucesso." (acreditei nesta mensagem subliminar estatal, e sou graduado pelo Mackenzie e Mestrado na Área de Ciências Exatas e Tecnologia Nuclear pela USP/SP).
    - "Precisamos que você fale Inglês (I studied), fale espanhol (Yo estudié) e outras línguas serão um diferencial!" (Ich studierte). Mais de 30.000 currículos em 10 anos e você acordou, idiota: NÃO ESTUDE, PUXE O SACO CERTO OU SEJA POLÍTICO!
    Ou Sse preferir, "se morra" como dizem os alunos secundaristas no Brasil contemporâneos de Barack.

    ResponderExcluir
  4. Caro Nelson,
    Agradeço por seu telefonema.
    Em muitos pontos de seu texto acima acredito que você está certíssimo. Acredito, também, que você pode pensar deste jeito: "fui usado, estudei muito e agora posso perceber o que deve ser modificado e que muitos nunca perceberão; tenho conhecimentos e lucidez para atuar em benefício próprio e de outrem: "irei fazer a diferença"!
    Ou como diria um conhecido:"ninguém disse que viver seria fácil. E agora, o que faço?" Procurar meios e apoios para conseguir viver o melhor possível, ultrapassando obstáculos (hoje aparentemente assustadores e que mais tarde parecerão risíveis).
    Você é jovem,inteligente, culto e suficiente esperto para não se deixar enredar por "armadilhas previsíveis".
    Estou por aqui e, com certeza, perto de você há muitas oportunidades para serem exploradas (bem exploradas).
    Não deixe de procurar pessoas de quem você gosta e se exponha, Nelson. Verá que muita coisa se ajeitará.
    Um fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  5. Seria bem tranquilo, um descanso...

    ResponderExcluir
  6. É, Nelson Jr, sei muito bem como se sente. Muito bem, mesmo. Só não ouso tomar essas iniciativas... Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Ontem, coloquei um texto e o tema é Suicídio e apoio emocional.
    Acho que vale a pena todos darem uma olhada.
    Reafirmo que estou por aqui, também!
    Meus números de telefones estão acima!
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
  8. Joni, perdi meu filho de 15 anos na ultima quarta do dia 20 de fevereiro, vinha de uma depressão inexplicável. Eu gostaria de saber sobre blogs, artigos, pesquisas... queria ler mais sobre o assunto. Me identifiquei com o que li acima. Se puder me ajudar, aguardo.
    azevedo.maria@gmail.com

    Att

    Fatima

    ResponderExcluir
  9. Joni,
    perdi meu filho de 15 anos dia 20-02, vinha de uma depressão inexplicável, num momento de surto se perdeu... gostaria de ler coisas serias a respeito, artigos, pesquisas, pessoas serias que falam do assunto, se puder me mandar ou postar aqui.
    azevedo.maria@gmail.com

    Att Fatima

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante. Bem, vamos lá... Eu estudo na UFRGS, passei em um curso concorrido, sou funcionário público, tenho uma situação financeira tranquila e recentemente meus pais decidiram me dar um AP de presente. he he he... Isso tudo pra mim é uma piada, n me tenho nenhum interesse nisso, n tenho sonhos e nem aspirações. Eu namorei por 3 anos e meio uma menina, chegamos a morar juntos inclusive. Ela saiu do RJ pra morar comigo no RS. Abandonou tudo por minha causa, e sei q me amava muito, mas... fui um idiota, fui estupido e não soube reconhecer o sacrifício dela. Nunca traí ela com outra, nunca pensei nisso... Mas, fui relapso, descuidado e em diversos momentos preferi ficar com pessoas alheias ao nosso relacionamento do q dar atenção a ela. Bem, hj eu vejo q a perdi, e me sinto culpado por tudo isso. Já falei abertamente sobre o q desejo com todos a minha volta... Eu simplesmente estou mto cansado disso tudo. Na ultima vez tomei alguns comprimidos de Mirtazapina. Mas, n deu nada... só dormi pra caramba. Já pensei em me jogar da janela do 9° andar, mas... desisti.. Não qro ser enterrado em pedaços. he he he. Acho q da próxima vez vou tomar uns 30 comprimidos de ritalina. Acho q com isso meu coração "cola as placas". Sinceramente nem sei pq to escrevendo algo aki... Vcs são números, não me conhecem e na verdade não se importam, qerem somente fazer uma boa ação. Bem, eu sou egoísta, imaturo, inconsequente, e de alguma forma legal... De verdade, sou uma boa pessoa, mas durante a minha vida inteira vi os maus se dando bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Dê uma olhada: http://store.samhsa.gov/product/Preventing-Suicide-A-Toolkit-for-High-Schools/SMA12-4669?WT.ac=EB_20130318_SMA12-4669

      Faça um bom uso!
      Joni

      Excluir
  11. Oi.
    Não consigo perceber se é sério, sacanagem, gozação, etc.etc, etc.
    Em um comentário postado acima, deixei telefones para contato.
    Se houver interesse, ligue. Só isto é o que me permito escrever neste momento.
    Você é esperto e saberá o que fazer, não?
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
  12. Acredite, estou falando sério. Vou te ligar amanhã. Na verdade já decidi tudo só vou organizar algumas coisas antes. Mas, vou lhe ouvir. Afinal de contas, n tenho nada a perder. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Não sei se meu e-mail foi enviado corretamente, portanto:
      "Olá.
      Só para você perceber como as coisas, às vezes, não são como nos parecem, quero afirmar que você alegrou o meu dia.
      Com certeza, falarei disto com minha mulher e sei que o nosso dia será diferente hoje.
      Estamos distantes, mas o sentimento é real, pode crer.
      Outra coisa: é necessário que vejamos as coisas perspectivamente corretas, ou mais próximas da realidade. Por isso, é que o isolamento é negativo.
      "A verdade pode ter diferentes facetas ou lados".
      Um professor um dia me perguntou: quantos botões tem minha camisa. Contei os que via e disse. Aí ele falou: e a parte de trás, não conta? Não são botões da camisa também?
      Pois é isto aí. Temos a mania de enxergar as coisas de modo estanque, fracionada e achar que estamos semepre na "merda" e a realidade é, muitas vezes, totalmente diferente da que enxergamos ou sentimos.
      Esta semana já conversei, on line também, com uma mulher, 35 anos, que se dizia com dismorfia corporal. (dê uma lida sobre isto e poderá perceber a angústia da mulher que sofreu bullying quando criança por ser muito magra e até há pouco estava enfrentando problemas de autoestima. etc.etc.) Pois encontrou o seu caminho com uma profissional terapeuta corporal, está fazendo ioga, tomando florais e... feliz da vida.
      Porque não aproveita a brecha que o seu colega lhe proporcionou e procura alguma ajuda profissional?
      Aposto que se você fizer atividade física regularmente melhorará toda sua vida. E também aposto que você não gosta disto.
      Já experimentou ser massageado? Shiatsu vale a pena ser conhecido.
      Procure saber sobre o WATSU, que é a massagem shiatsu feita dentro d'água. Você não se arrependerá, garanto. Não deve ser muito barato, mas como você está com a vida mansa, pode investir nisso. rsrsrsrsrsr
      E se você, depois de umas 4 ou5 sessões não se sentir bem melhor, juro que pago sua conta.
      Uma certeza: atividade física regular, alimentação saudável e... esqueça remédios.
      Um abraço e seja feliz! Está cheio de mulher bonita por aí!
      Tchau
      Joni

      P.S.-
      Só me ligue agora para dizer que arrumou uma namorada linda! Como a ligação vai ser rapidíssima, pode ligar a cobrar! rrsrsrs
      Um abraço.

      Joni"
      xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      Leia, se possível:
      http://saude-joni.blogspot.com.br/2010/02/dr-kenneth-cooper.html

      Tchau
      Joni

      Excluir
  13. Olá.
    Agora confio! O que fiz, foi somente instigá-lo para ver se você faria contato novamente.
    Como você garante isto, estou aguardando sua ligação.
    Não sou só um número! Também tenho os meus desencantos, problemas e também satisfação com algumas coisas.
    Dê uma lida nos comentários do post do dia 21.08.12, título Endometriose: droga oral (Allurene)e depois me diga o que sentiu.
    Conhece uma música norte-americana que diz "you get your troubles, I get mine"? Pois é.
    Estou por aqui, mesmo que você não "leve fé"!
    Joni

    ResponderExcluir
  14. Joni, só queria dizer que acho muito bacana você tentar ajudar as pessoas. Parece besteira, mas às vezes uma simples conversa pode mudar tudo. Vinha tendo pensamentos negativos ultimamente. Um colega nem tão próximo percebeu minha introspecção e veio falar comigo, eu realmente apreciei isso e pude refletir sobre o que eu estava passando.

    ResponderExcluir
  15. Mundo fechado, feridas abertas.

    ResponderExcluir
  16. Oi Joni. Ultimamente venho procurando respostas para o inesplicável e, então, encontrei a imagem dos 10 mitos acerca do suicídio e me envolvi com os comentários e conselhos. Na verdade minhas crenças foram abaladas no último dia 20 de julho, quando o meu primo lindo, jovem, aparentemente com uma vida perfeita deu cabo da sua própria vida, enforcando-se. Eu trabalho com aconselhamento mas minhas estruturas psicológicas e mesmo espirituais foram postas numa avalanche de dúvidas, decepção, um sentimento total de fracasso por não ter percebido um pedido de socorro, um sinal de necessidade de ajuda numa pessoa tão próxima de mim, que cresceu comigo, que fez parte da minha história...Não sei como ajudar os meus tios que, apesar de vivos, estão mortos, nem mesmo sei como eu estou respirando tamanha a angústia, tamanho o aperto que sinto sufocando o meu coração. Não há um dia que eu consiga me desligar dele. Por que ele foi tão egoísta? Porque o amor da mãe que sempre esteve com ele não foi suficiente? O amor da sua namorada? Porque ele não me escolheu para ajudá-lo? Porque eu fui tão cega de não perceber que entre os seus sorrisos havia a inquietude da morte? Porque eu pensei que isso nunca aconteceria? Eu preciso de uma resposta... Eu preciso entender o que aconteceu com ele e como ajudar minha tia, meu tio, meus dois primos que ficaram tão vazios sem o irmão...

    ResponderExcluir
  17. Anseio por uma palavra de alívio da alma, em que, ao menos eu possa me desfazer desse sentimento de impotência, de fracasso diante de uma morte que, sei lá, premeditada? Não sei... Mas dói muito... Estar com desejo de morrer deve ser algo terrível...Perder alguém dessa forma ainda parece insuperável pra mim.

    ResponderExcluir
  18. A única coisa que me impede nesse momento de cometer suicídio é minhas dívidas, pois apesar de não haver preocupação na morte penso nos meus três filhos e esposa, já basta a perda e abandono que imporei a eles com minha decisão eles não merecem pagar por contas que não contraíram, não, não são contas absurdas, o problema é a frustração de ter constituído empresa, gerenciado mais de 20 funcionários e hoje estar empregado e recebendo menos do que já paguei à empregados, sem contar as frustrações da vida, infância, separação de pais, descaso dos iguais, de uma certeza eu sei: a minha resignação é real, mas ultimamente andei pensando em levar alguns comigo como favor para a humanidade, quem sabe uma bomba em Brasília ou num presídio qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O que impede de fazer esta bobagem é seu senso de responsabilidade e o bom senso, caro amigo. Todos temos nossos percalços e muitos se safam dele facilmente e outros com mais dificuldades. Com certeza, com sua experiência empresarial e serenidade a toda prova, resolverá sua situação atual. Já tive amigos enfrentando sérios problemas e hoje estão rindo da fria que tinham entrado. Não sei até que ponto eu posso lhe auxiliar, mas não me nego a isso, ok? Assim como eu, há locais em que pessoas habilitadas lhe podem ouvir e, quem sabe, juntos darem um direcionamento mais tranquilo a sua vida. Perseverança um pouco mais, companheiro. Sei que falar é muito fácil, mas o resultado poderá lhe ser favorável se não esmorecer agora: sua família vale, não vale? Grande abraço.

      Excluir