Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

DIABETES e o CONTROLE GLICÊMICO


Para determinar se os casos antigos e os casos novos de diabetes mellitus (DM) aumentam o risco de declínio cognitivo e se, em idosos com DM, o mau controle glicêmico está relacionado a um pior desempenho cognitivo, foi realizado um estudo de coorteprospectivo, com um total de 3.069 idosos (idade média de 74,2 anos; 42% negros e 52% do sexo feminino).
Os participantes completaram os testes conhecidos como Modified Mini-Mental State Examination (3MS) e Digit Symbol Substitution Test (DSST) no início do estudo e em intervalos selecionados durante dez anos. O diabetes mellitus foi determinado no início e durante visitas de acompanhamento. A hemoglobina glicada foi medida no primeiro, quarto, sexto e décimo anos de seguimento a partir do sangue total.
No início do estudo, 717 participantes (23,4%) tinham DM (casos prevalentes) e 2.352 (76,6%) estavam sem DM, 159 dos quais desenvolveram a doença durante o seguimento (casos incidentes). Os participantes com DM (casos prevalentes) apresentaram menores escores basais dos testes do que os participantes sem a doença. Entre os participantes com DM prevalente, o nível maior de hemoglobina glicada foi associado à menor média de escores, mesmo após ajuste multivariado.
Concluiu-se que, entre os participantes da pesquisa, o DM e o mau controle glicêmico entre aqueles com DM estão associados a uma função cognitiva  pior e ao maior declínio cognitivo. Isto sugere que a gravidade da doença pode contribuir para o envelhecimento cognitivo acelerado.
 NEWS.MED.BR, 2012. Mau controle glicêmico em diabéticos pode contribuir para declínio cognitivo em idosos, publicado pelo Archives of Neurology. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário