Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM BEBÊS



Crianças com refluxo devem dormir de lado

Segundo Sílvia Sambatti, gastropediatra em Londrina, até os seis meses os bebês podem ter episódios frequentes de vômito, mas a família deve estar atenta e, se desconfiar que há algo errado, o pediatra deve ser procurado. 

''O comum é que perto de um ano o bebê não vomite mais. Mas existem patologias que provocam vômito e que devem ser acompanhadas por um médico, já que algumas só são curadas por meio de cirurgia'', explica. 

O refluxo, conhecido de muitas mães, nem sempre provoca vômito, segundo a médica. ''Existe o refluxo oculto, quando o leite volta apenas na faringe e o bebê o engole novamente. Se a criança dorme mal, tem muito soluço e fica irritada com frequência é necessário investigar, pois esses são sinais do refluxo.'' 

Sílvia recomenda que na hora de mamar, a criança seja colocada levemente sentada, nunca deitada. Após a mamada a mãe deve segurar o bebê em pé e esperar que ele arrote. ''Crianças que mamam no peito engolem menos ar'', explica. 

Bebês que têm refluxo devem ser mantidos mais tempo em pé e na hora de dormir, colocados de lado no berço. ''Existe a recomendação de dormir de barriga para cima, como forma de prevenir a morte súbida, mas para crianças que têm refluxo isso não vale. Se os pais quiserem, podem levantar levemente o colchão também. O importante é ressaltar que crianças de até três meses exigem supervisão constante.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário