Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

IMPLANTES DENTÁRIOS SEM CORTES



A possibilidade de realizar o tão sonhado implante dentário sem a necessidade de cortes, sutura e com um pós-operatório bem menos dolorido. O tratamento pode parecer uma ótima opção para cada vez mais pessoas que são atraídas pela publicidade de muitas clínicas na cidade. No entanto, o procedimento não é indicado para todos os perfis de pacientes e o que poderia ser uma procedimento simples pode resultar em uma grande dor de cabeça, quando não é utilizado com responsabilidade. O alerta vem do cirurgião-dentista de Londrina Marcos Guskuma. 
''Eu tenho notado que essa técnica tem sido divulgada de forma muito generalizada para atrair pacientes, sendo que ela é restrita. Só pode ser usada em alguns casos, em pacientes com uma quantidade de ossos suficiente'', destaca o dentista. 
''O procedimento não é 100% confiável e é por isso que se torna imprescindível que o profissional esteja atento às consequências graves que a irresponsabilidade pode trazer ao paciente, como a perda do implante até uma futura infecção'', acrescenta ele. 
Guskuma esclarece que o conhecido implante dentário sem corte é um procedimento realizado com o auxílio de uma guia de resina, confeccionada de forma personalizada para cada paciente. 
Na primeira etapa, o paciente realiza a tomografia e o cirurgião-dentista transfere a exame para um programa de computador específico, por meio do qual o profissional pode realizar a simulação do encaixe das próteses, que são espécies de parafusos de titânio, na gengiva. 
''Nesse momento, nós avaliamos a quantidade necessária de ossos para que seja realizada técnica'', detalha. ''Regiões em que há pouco osso, a implante sem corte não pode ser realizado e neste caso será necessário que o paciente passe por uma cirurgia para a colocação de enxerto ósseo e depois a prótese.'' 
Segundo Guskuma, a perda óssea é muito comum em pacientes que já estão há vários anos sem os dentes, porque o próprio organismo se encarrega de absorver todo o material orgânico que está em excesso. ''Nestes casos, se insistimos em utilizar a técnica, corremos o risco de perfurar e implantar a prótese em uma região onde não há osso e causar outros problemas ao paciente'', conta. 
De acordo com o especialista, por meio do programa, o dentista constrói o guia e o encaixa na boca do paciente com o uso de parafusos específicos. ''Depois de encaixado o guia, basta que perfuremos os locais já planejados com o uso de uma broca'', esclarece. ''Neste caso, mesmo que o especialista perfure a região um pouco mais para um lado ou para o outro, não haverá problema, porque ele estará ainda dentro do região óssea.'' 
Conforme Guskuma, o implante irá então substituir a raiz do dente por toda a vida, sem a necessidade de cortes e sutura, com um pós-operatório bem mais tranquilo. 
''Quando indicado de forma correta, esse procedimento tem mais benefícios do que o implante tradicional'', avalia. ''A cirurgia é mais rápida, com menos inchaço, menos roxo e menos dor, porque você não precisou abrir e expor a gengiva.'' 
Ele complementa que o tempo necessário para a recuperação de um paciente que recorre ao implante sem cortes é de um dia, já com a técnica convencional o tempo de recuperação é de mais ou menos 10 dias. 
''É fundamental que os pacientes saibam que não existem milagres. Nem todos os pacientes podem optar pela técnica e isso precisa ficar claro para o paciente no momento da consulta. Eu diria que a técnica é indicada para uma minoria.'' 
Guskuma finaliza que, se o paciente tiver uma condição óssea e de saúde em geral boa, a cirurgia pode ser realizada em qualquer idade e para quantos dentes forem necessários.
FONTE: Fernanda Carreira - Folha de Londrina - http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1820-20120613

Nenhum comentário:

Postar um comentário