Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

GINSENG e CÂNCER


Raizes
Ginseng pode ser aliada contra sensação de exaustão provocada pelo câncer (Thinkstock)
Pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, concluíram que tomar grandes quantidades de ginseng, uma raiz comumente utilizada como fitoterápico, ajuda a reduzir a fadiga e a exaustão em pacientes com câncer. Esse estudo foi apresentado nesta segunda-feira no encontro anual da Sociedade Americana de Clínica Oncológica, em Chicago, nos Estados Unidos. 
Ao todo, 340 pacientes que haviam concluído ou que estavam em tratamento contra um câncer participaram da pesquisa. Durante oito semanas, parte deles recebeu doses diárias de placebo e o restante, dois gramas de ginseng puro em cápsulas, por dia. Todos precisavam relatar se sentiam desgaste físico, cansaço ou fadiga, e mediam a intensidade da sensação classificando-a em uma escala de zero a 100. 
Após quatro semanas do início do estudo, os pesquisadores não observaram diferenças significativas na sensação de bem-estar entre os dois grupos. Porém, depois de oito semanas, os pacientes que receberam a raiz demonstraram uma melhora relevante em relação à fadiga e exaustão em comparação com aqueles que tomaram placebo. Segundo o estudo, após esse período, pacientes que receberam o ginseng relataram sentir 20% menos exaustão do que o restante dos participantes. De acordo com os autores, não houve grandes efeitos colaterais. 
Os pesquisadores explicam que a fadiga entre pacientes com câncer tem sido associada a um aumento dos níveis de citocina, uma molécula que age como um mensageiro que desencadeia uma inflamação no corpo. Além disso, estudos feitos em animais indicaram que o ginseng pode reduzir a quantidade da citocina no organismo — o que pode ajudar a explicar resultados. A equipe pretende realizar mais estudos para identificar outras maneiras de reduzir a fadiga sentida por pacientes com câncer.
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Phase III evaluation of American ginseng (panax quinquefolius) to improve cancer-related fatigue: NCCTG trial N07C2.
Onde foi divulgada: encontro anual da Sociedade Americana de Clínica Oncológica, Chicago.
Quem fez: Debra Barton, Heshan Liu, Shaker Dakhil, Breanna Linquist e outros.
Instituição: Clínica Mayo, Estados Unidos.
Dados de amostragem: 340 pacientes que haviam concluído ou que estavam em tratamento contra um câncer. 
Resultado: Em comparação com pessoas que receberam placebo, pacientes com câncer que passaram dois meses tomando diariamente ginseng relataram sentir 20% menos fadiga e exaustão.
FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/ginseng-reduz-exaustao-entre-pacientes-com-cancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário