Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2012

METAHEMOGLOBINEMIA e BENZOCAÍNA

Passar um líquido, pomada ou gel na gengiva parece uma ação inocente, no entanto, alguns desses medicamentos, vendidos sem prescrição médica, podem conter uma substância conhecida como benzocaína. Um anestésico tópico que pode levar ao desenvolvimento de uma doença conhecida como metahemoglobinemia.
A benzocaína pode ajudar a aliviar as dores nas gengivas que surgem com a erupçãodos dentes de leite. Este anestésico tópico pode ser encontrado em produtos vendidos sem prescrição médica. A utilização de benzocaína em géis ou líquidos para a boca pode levar a uma doença rara, mas grave, e por vezes fatal. Esta condição é chamada de metahemoglobinemia, uma doença na qual a quantidade de oxigênio transportado através da corrente sanguínea é muito reduzida. Nos casos mais graves, ela pode resultar em morte. Crianças menores de dois anos parecem estar particularmente em risco.
O Food and Drug Administration (FDA), primeiro advertiu sobre os perigos potenciais desta medicação, em 2006. A agência recebeu 29 relatos de casos de metahemoglobinemia relacionados ao uso de benzocaína em gel. Dezenove destes casos ocorreram em crianças, e 15 dos 19 casos ocorreram em crianças menores de dois anos de idade. O FDA repetiu o alerta em abril de 2011 e mantém-se particularmente preocupado com o uso de produtos vendidos sem prescrição médica que contém benzocaína. Estes produtos são muito usados em crianças para alívio da dor provocada pelo nascimento dos dentes de leite. Essa preocupação aumenta à medida em que sabe-se que muitos pais não sabem reconhecer os sinais e sintomas da metahemoglobinemia ao usar esses produtos em casa.
Os sintomas podem nem sempre ser evidentes ou são atribuídos a outras condições. Por estas razões, o FDA recomenda que os pais não usem tais produtos em crianças menores de dois anos, exceto sob orientação e supervisão de um profissional de saúde.
Os sinais de perigo da metahemoglobinemia incluem: palidez cutânea, coloração cinza ou azulada na pele, lábios e unhas; falta de ar, fadiga, confusão mental, dor de cabeça, delírio e aumento da frequência cardíaca. Estes sintomas podem ocorrer dentro de minutos a horas após o uso da medicação. Eles podem ocorrer tanto na primeira vez que o produto é usado, quanto depois de várias utilizações.
Se uma criança apresentar tais sintomas, o uso do produto deve ser suspenso e um médico deve ser imediatamente consultado.
O tratamento da metahemoglobinemia causada por benzocaína pode necessitar da admissão em um hospital. Os casos graves devem ser tratados imediatamente. Se esta doença não for tratada ou se o tratamento for retardado, a metahemoglobinemia pode causar danos irreversíveis aos tecidos do corpo e ao cérebro, e até mesmo a morte, devido à quantidade insuficiente de oxigênio circulante no organismo.
NEWS.MED.BR, 2012. FDA: benzocaína pode levar ao aparecimento de metahemoglobinemia, principalmente em crianças abaixo dos dois anos de idade. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário