Um estudo publicado pelo U.S. National Bureau of Economic Research revelou que o aumento na tributação federal sobre o tabaco de US$ 0,62 por maço nos Estados Unidos, em abril de 2009, teve um impacto imediato e considerável na redução do fumo entre os jovens. Um aumento simultâneo de US$ 0,93 por libra de peso do tabaco inalado – a forma mais popular de tabaco sem fumo nos Estados Unidos – teve efeitos semelhantes. O estudo se baseia em dados do levantamento Monitoring the Future, um levantamento nacional anual nas séries escolares 8, 10 e 12 (ou 13-14, 15-16 e 17-18 anos de idade).
Principais achados:
· O número de jovens fumantes caiu pelo menos 9,7% nos dois meses seguintes ao aumento nos impostos.
· O número de jovens consumidores de tabaco sem fumaça caiu pelo menos 16% nos dois meses seguintes ao aumento nos impostos.
· As reduções drásticas no consumo de tabaco pelos jovens reflete o comportamento de fumo apenas nos dois primeiros meses após o aumento nos impostos. O número de jovens que jamais começariam a usar tabaco será muito maior com o tempo.
Os autores do estudo também notaram que o United States Department of Treasury registrou um aumento de 147% na receita com impostos sobre o tabaco nos 12 meses após o aumento – de US$ 7,1 bilhões nos 12 meses anteriores para US$ 17,5 bilhões nos 12 meses posteriores.
Principais Mensagens:
· Aumentar o preço do tabaco através de aumentos nos impostos sobre o tabaco é uma vitória para a saúde e uma vitória para a arrecadação.
Citação Integral: Huang J, FJ C. The impact of the 2009 Federal tobacco excise tax increase on youth tobacco use. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research (NBER); 2012.
O National Bureau of Economic Research é uma organização de pesquisa privada, sem fins lucrativos, não partidária dos Estados Unidos dedicada a promover um maior entendimento de como a economia funciona, disseminando pesquisas econômicas sem viés entre legisladores, profissionais de negócios e a comunidade acadêmica.
FONTE: REDE ACT / research@tobaccofreecenter.org
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