Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

FUMOU PARA PARECER MAIS VELHA: CONSEGUIU... NÃO SÓ ISTO!

Neste vídeo, a jovem Pamela dá um depoimento importantíssimo sobre a sua iniciação no tabagismo e as consequências que isto gerou. 
Desenvolveu DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mal que impõe grande dificuldades respiratórias aos seus afetados, o que leva a uma péssima qualidade de vida. Agravo pouco conhecido da maioria das pessoas, apesar de ser 4a. causa de mortes no mundo. Em mais de 90% dos casos, é causada pelo ato de fumar ativa ou passivamente. Nas zonas rurais do continente africano, entretanto, devido à cultura de uso de fogão a lenha, há muitos casos de DPOC também. 
Em 90% dos casos, a escravidão à nicotina começou antes dos 18 anos de idade, pela curiosidade da turma mais nova em descobrir qual a sensação de fumar, coisa que viram pais, irmãos, professores, ídolos e amigos fazendo. 
Neste século XXI, invertendo a ordem natural até aqui, as meninas estão experimentando nicotina em maior número que os meninos. Teme-se particularmente na China por uma explosão de consumo feminino, pois, por lá, apenas 5% das mulheres são fumantes, enquanto 70% dos homens pitam. Visando este imenso mercado, as meninas chinesas estão estão sob altíssimo risco. 
A campanha Truth é capitaneada pela Agência Oficial de Controle do Tabaco da Flórida, EUA. Em 1998, o Estado da Flórida aplicou 25 milhões na campanha publicitária, que utilizou 33 comerciais de televisão e outdoors.
FONTE: CAT - Alexandre Milagres -  www.cigarro.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário