Pesquisar este blog

sábado, 29 de dezembro de 2012

DIABETES e HOSPITALIZAÇÃO PROVOCADA POR FRATURAS


Adultos diagnosticados com diabetes têm um risco significativamente aumentado de hospitalização causada por fraturas, segundo os resultados de uma análise de dados de um grande estudo de base comunitária.
As novas descobertas, oriundas do estudo denominado  Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC) Study, foram publicadas on-line no dia 17 de dezembro em Diabetes Care, por Andrea LC Schneider, PhD, do Departamento de Epidemiologia da Bloomberg School of Public Health, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, e colegas.
"Nossos resultados apoiam as recomendações da Associação Americana de Diabetes para a avaliação do risco de fratura e implementação de adequadas estratégias de prevenção primária e secundária das populações de doentes", escrevem os autores.
A incidência de hospitalização por fratura foi maior entre aqueles com diagnóstico de diabetes em comparação com aqueles sem diabetes para todas as faixas etárias. No entanto, o risco de fratura não foi maior entre aqueles com diabetes não diagnosticada em comparação com aqueles sem diabetes, os autores observam.
Após o ajuste para  co-variáveis ​​, diabetes diagnosticado ainda estava associado a um risco significativamente aumentado para internação por fratura, com uma taxa de risco (HR) de 1,74 (95% CI, 1,42-2,14).
O estudo apresentou uma relação significativa da hospitalização por fratura com o controle glicêmico. Após ajustes, as pessoas com diagnóstico de diabetes que tiveram os valores de hemoglobina A1c de 8% ou mais apresentaram um risco significativamente maior de hospitalização por fratura do que aqueles com valores de A1c menos de 8% (HR, 1,63, 95% CI, 1,09-2,44). Após ajuste para o uso de medicamentos de diabetes,  o risco foi ligeiramente atenuado (HR, 1,50, 95% CI, 0,97 - 2,32).
Além de avaliar o risco de fratura entre todos os pacientes com diabetes, "Nosso estudo também sugere que as pessoas com controle glicêmico inadequado (definidos por [níveis de hemoglobina A1c] ≥ 8% ou o uso de insulina) podem se beneficiar particularmente por esforços agressivos de prevenção, independentemente de idade ", disseram  Dr. Schneider e colaboradores.
Algumas evidências sugerem que programas de exercícios podem reduzir o risco de fraturas em pacientes com diabetes, os autores acrescentam. "Mais estudos são necessários para entender se as intervenções de exercícios ou estratégias para melhorar o controle glicêmico, minimizando episódios de hipoglicemia podem prevenir fraturas em pessoas com diabetes."
FONTE: por  Miriam E. Tucker  -  para o texto completo - http://www.medscape.com/viewarticle/776738?src=nldne

Nenhum comentário:

Postar um comentário