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sábado, 15 de dezembro de 2012

TESTE DE SENTAR-LEVANTAR (TSL)




RESUMO
A prática regular de atividade física é associada a maior quantidade e qualidade de vida da população. É sabido ainda que a sensação de bem-estar pessoal relaciona-se com a qualidade de vida orientada para a saúde e com a autonomia para a vida. Há consenso de que uma boa aptidão física depende não somente de níveis de potência máxima aeróbica satisfatórios, mas também de padrões apropriados de força e potência 
muscular, de flexibilidade e de estabilidade postural. É, portanto, conveniente que, do ponto de vista clínico e de saúde pública, existam instrumentos de rastreamento simples e com alta sensibilidade que permitam a avaliação dessas variáveis no âmbito de um consultório. O propósito deste artigo é apresentar o Teste de sentar-levantar (TSL). O TSL consiste, simplesmente, em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos 
ou, ainda, mãos ou antebraços em joelhos), o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão. Atribuem-se notas independentes para cada um dos dois atos – sentar e levantar. A nota máxima é 5 para cada um dos dois atos, perdendo-se um ponto para cada apoio ou ainda meio ponto para qualquer desequilíbrio perceptível. O TSL permite, em pouco tempo e em praticamente qualquer lugar, avaliar vários itens – flexibilidade das articulações dos membros inferiores, equilíbrio, coordenação motora e relação entre potência muscular e peso corporal – de uma vez só, no que talvez possa ser caracterizado como aptidão muscular funcional mínima. Pode ser aplicado em consultórios, escolas, academias e organizações militares.
Com base nos resultados do TSL, profissionais de saúde terão provavelmente melhores meios para  estimular a adoção de estilos de vida mais ativos e para orientar, de forma mais científica, programas de atividade física. 
FONTE: ARTIGO ORIGINAL
Teste de sentar-levantar: apresentação de um procedimento para avaliação em Medicina do Exercício e do Esporte - Claudio Gil Soares de Araújo -  Rev Bras Med Esporte - Vol. 5, Nº 5 – Set/Out, 1999       http://www.scielo.br/pdf/rbme/v5n5/a04v5n5.pdf

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