Para explorar as associações entre força muscular na adolescência e todas as causas de mortalidade prematura específica pesquisadores suecos fizeram um estudo de coorte prospectivo.
O estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ) contou com a participação de mais de um milhão de adolescentes suecos do sexo masculino (n=1.142.599), com idade entre 16 e 19 anos.
O estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ) contou com a participação de mais de um milhão de adolescentes suecos do sexo masculino (n=1.142.599), com idade entre 16 e 19 anos.
As principais avaliações incluíram extensão do joelho,
testes de flexão do punho e do cotovelo, preensão manual, bem como medidas de
pressão arterial sistólica e diastólica e índice de massa corporal. A regressão
de Cox foi utilizada para estimar as taxas de risco para a mortalidade de
acordo com as categorias de força muscular.
Os resultados mostraram que, durante um período de acompanhamento médio de 24 anos, 26.145 participantes morreram. O suicídio foi a causa mais frequente de morte em adultos jovens (22,3%), antes das doenças cardiovasculares (7,8%) ou do câncer(14,9%). A maior força muscular na adolescência foi associada a um risco 20 a 35% mais baixo de mortalidade prematura devido a qualquer causa ou à doença cardiovascular, independentemente do índice de massa corporal ou da pressão arterial sanguínea; nenhuma associação foi observada com mortalidade por câncer. Adolescentes mais fortes tiveram um risco 20 a 30% menor de morte por suicídio e foram 15 a 65% menos propensos a ter qualquer diagnóstico psiquiátrico (como esquizofrenia e transtornos de humor). Adolescentes com menor força muscular mostraram maior risco de mortalidade por causas diferentes.
As conclusões da pesquisa mostram que a baixa resistência muscular em adolescentes é um fator de risco para as principais causas de morte em adultos jovens, como o suicídio e as doenças cardiovasculares. O grau do efeito observado para todas as causas de mortalidade era equivalente ao de fatores de risco bem estabelecidos, como o elevado índice de massa corporal ou ao aumento da pressão arterial.
NEWS.MED.BR, 2012. BMJ: menor força muscular em adolescentes masculinos pode ser fator de risco para as principais causas de morte em adultos jovens, como o suicídio e as doenças cardiovasculares. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário