Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ÁLCOOL: MAIS POTENTE QUE MUITOS IMAGINAM!


Injeção de álcool no coração salva vida de paciente, dizem médicos

Atualizado em  25 de dezembro, 2012 - 09:25 (Brasília) 11:25 GMT
Foto: Arquivo BBC
Procedimento envolveu inserção de catéter na região da virilha até o coração para injeção de álcool
Médicos britânicos dizem ter salvo a vida de um homem usando um tratamento pouco convencional: a equipe injetou álcool nas artérias que irrigam o coração do paciente.
Após sofrer um ataque cardíaco, Ronald Aldom, de 77 anos, da cidade inglesa de Portishead, tinha desenvolvido taquicardia ventricular - uma elevação na frequência dos batimentos cardíacos, originada no ventrículo, que pode ser fatal se não for tratada.

Os médicos do Bristol Heart Institute haviam tentado resolver o problema usando    procedimentos convencionais para casos desse tipo, mas sem sucesso. Então, decidiram apelar para uma técnica utilizada pouquíssimas vezes na Grã-Bretanha.
O método usa álcool puro para produzir um ataque cardíaco controlado que, por sua vez, provoca a morte de uma região do músculo cardíaco.
Ritmo normal
O procedimento envolve a inserção de um cateter - um tubo longo, fino e flexível - em um vaso sanguíneo na região da virilha. Desse ponto, o cateter é guiado até o coração.
Uma vez no coração, o cateter identifica a parte do órgão onde está sendo originada a arritmia.
O álcool é injetado nesse ponto, "matando" aquela região do músculo cardíaco e permitindo que o coração volte a bater em ritmo normal.
O médico responsável pela cirurgia, Tom Johnson, disse que o estado de Aldom - que já obteve alta do hospital - é "bem melhor" agora.
Johnson explicou que a equipe não tinha outra opção, e que o paciente não teria conseguido sair do hospital se a taquicardia ventricular não tivesse sido resolvida.
FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/12/121224_alcool_cirurgia_coracao_mv.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário