Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DIABETES TIPO 2 e MENOPAUSA PRECOCE


Menopausa precoce foi associada a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, de acordo com resultados de um grande estudo prospectivo.
Os resultados foram publicados no Diabetes Care online, em 10 de dezembro, por Judith S. Brand, MSc, do Julius Center for Health Sciences and Primary Care, University Medical Center Utrecht, Holanda, e colegas.
"Os resultados do estudo atual são de interesse em função da alta prevalência de diabetes tipo 2 entre as mulheres na pós-menopausa. O efeito direto da menopausa precoce pode ser relevante para a prevenção de diabetes nas mulheres. Por exemplo, menopausa precoce pode ser um fator a ter em conta quando se considera triagem de diabetes ou uma ação preventiva direta", escrevem os autores.
O presente trabalho é o primeiro estudo prospectivo para investigar a relação entre a idade da menopausa e tempo de vida reprodutiva e do desenvolvimento de diabetes, de acordo com os investigadores.
Razões para a associação não são claros, mas pode estar relacionado com a duração da exposição de estrogênio e/ou a mudança de direção da menopausa/ androgenicidade. "Alternativamente, menopausa precoce pode representar um marcador do envelhecimento prematuro", escrevem os autores.
Embora estas descobertas tenham potenciais implicações clínicas para diagnóstico de diabetes e/ou prevenção, Brand e colaboradores dizem que mais estudos são necessários para avaliar se o período de ocorrência da menopausa tem qualquer valor acrescentado na previsão e prevenção de diabetes.
FONTE: http://www.medscape.com/viewarticle/776306

Nenhum comentário:

Postar um comentário