Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

LAPTOPS e o ERITEMA AB IGNE



Interessante esta nova apresentação da dermatose, associada aos avanços tecnológicos.

Do latim "ab igne" significa "do fogo". O eritema (com a licença dos dermatologistas) é uma dermatose localizada, causada pela exposição prolongada ao calor (43-47 graus Celsius). Caracteriza-se por uma hiperpigmentação reticular da pele, inicialmente avermelhada que, com a exposição prolongada, pode tornar-se azulada ou amarronzada.

Há alguns anos os relatos eram de lesões nas costas (de nossos avós), pelo uso de calor (bolsas de água quente) para alívio de dores lombares. Mais recentemente uma nova causa para as lesões tem sido descrita. Em 2004 foi relatado o primeiro caso desta dermatose relacionado ao uso de laptops. Em outubro do ano passado (mas só vi hoje), na revista Pediatrics,  a dermatose foi documentada em uma criança de doze anos (paciente mais jovem já descrito). Hoje são apenas 10 casos no mundo!
Eritema ab igne
na coxa direita
No caso dos laptops a dermatose é localizada nas pernas, por causa do uso destes apoiado às coxas. A lesão, geralmente é assimétrica, devido ao calor emanado pelas baterias, ventilador ou disco rígido, localizados em um dos lados da máquina.
A condição é benigna e geralmente melhora com a suspensão da exposição ao calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário